• 17 de maio de 2025 10:25

Alunos de engenharia visitam obra da ponte da ERS-030, em Lajeado

ByGabriela Andrighi

mar 22, 2025

Mestre no assunto, professora avalia que construção acontece em tempo recorde

Estudantes do curso de engenharia da Universidade do Vale do Taquari (Univates) visitaram nesta quinta-feira (21), a obra da ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Os 20 alunos acompanhados por três professores conheceram o canteiro de obras e acompanharam a conclusão do lançamento das vigas sobre a estrutura. O diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, explicou aos estudantes o projeto, as etapas e o cronograma de trabalho.

A engenheira civil Rebeca Schmitz, professora da Univates e mestre em pontes, foi a organizadora da visita. Ela ressalta que a iniciativa visa permitir aos alunos a oportunidade de uma visão técnica sobre o assunto que mexe com a comunidade da região. “Como cidadão entendo que o tempo de construção parece longo, mas se avaliar a complexidade desde o projeto, o fato de nada da estrutura antiga poder ser aproveitada, a gente pode considerar que está sendo feita em tempo recorde. Várias atividades estão sendo feitas ao mesmo tempo para tentar entregar o quanto antes. Como técnica me parece que a obra está andando muito bem: é um sistema estrutural robusto com muitas diferenças da ponte antiga, mas porque sofreu atualização de engenharia”.

A Professora Carolina Becker Porto Fransozi, coordenadora do curso de engenharia, lembrou que o assunto “pontes” foi o escolhido para a aula inaugural do curso neste semestre devido a importância da reconstrução de estruturas desde as enchentes de 2024.

Além da conclusão desta etapa, as equipes da EGR avançam com o içamento das lajes pré-moldadas com guindastes. Após a colocação das lajes em cada vão, as equipes começam imediatamente a concretagem e o nivelamento da estrutura, garantindo o avanço da obra. Ao todo, 24 vigas sobre a ponte já foram posicionadas com a utilizando uma treliça.

Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *