• 26 de fevereiro de 2025 02:14

Hospital São Francisco de Assis busca ampliação e fortalecimento no Ministério da Saúde

ByGabriela Andrighi

fev 26, 2025

Agenda tratou da possibilidade de nova ampliação.

Na última semana, uma comitiva do Hospital São Francisco de Assis (HSFA) esteve em agenda no Ministério da Saúde, em Brasília, intermediada pelo deputado Pompeo de Mattos, para a apresentação de importantes demandas da instituição.

O grupo foi recebido por Tatiane Chaves, coordenadora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), e Fernando da Silva, chefe de gabinete. Representando o hospital, estiveram presentes o diretor geral, João Schmitt, o diretor técnico, Leandro Dias Cezar, o presidente da mantenedora, Elois Selomar dos Santos e a gerente de projetos, Tatiane Coletti, além do prefeito de Parobé, Gilberto Gomes Júnior.

Durante a reunião, foi apresentado um importante projeto de ampliação do hospital, buscando suprir a crescente demanda por atendimento. O HSFA é um dos grandes aliados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, desempenhando papel essencial na redução das filas de espera para procedimentos médicos e oferecendo atendimento 100% SUS. No entanto, para garantir uma estrutura adequada, a continuidade e ampliação dos serviços, a instituição necessita de uma nova ampliação.

A proposta apresentada ao Ministério da Saúde envolve a construção de um novo prédio em terreno do município, localizado ao lado do hospital e interligado ao complexo hospitalar existente. Durante a reunião, discutiu-se a possibilidade de destinação de recursos públicos para a viabilização do projeto.

O Ministério da Saúde se comprometeu a analisar a viabilidade da construção dentro de um modelo de parceria público-privada, visando otimizar a eficiência e ampliar o acesso aos serviços de saúde.

Além disso, foi debatida a possibilidade de o HSFA se tornar hospital-escola referência para uma nova universidade de medicina na região. Atualmente, a instituição já é local de estágio para diversos cursos na área da saúde, e essa estrutura seria fundamental para fortalecer a formação de novos profissionais e ampliar o acesso à assistência médica na região.

Com essa agenda, o HSFA segue empenhado na busca por investimentos que possibilitem o aprimoramento de seus serviços, garantindo um atendimento mais completo e resolutivo para a população atendida.

Fonte: Renata H. Ghiggi – Relações Públicas e Jornalista

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *