• 27 de fevereiro de 2025 03:01

Hospital São Francisco de Assis amplia serviços com a realização de exame CPRE

ByGabriela Andrighi

fev 6, 2025

O Hospital São Francisco de Assis deu um importante passo na ampliação da assistência à saúde. A partir de hoje (05), passa a oferecer o exame de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).

Graças a este procedimento, muitos pacientes não precisarão passar por cirurgias mais invasivas.

Mas afinal, o que é o CPRE?

O CPRE é um exame que combina endoscopia (uso de uma câmera para visualizar o interior do corpo) com raio-X. O exame é realizado para identificar e tratar pedras na vesícula que estão obstruindo os canais biliares. Também é utilizado para diagnosticar tumores nas vias biliares, fígado e pâncreas, além de investigar as causas da icterícia, condição em que a pele e os olhos apresentam coloração amarelada devido a problemas no fígado.

A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, embora seja realizada em diversas faixas etárias, é mais comum em adultos e idosos, especialmente devido à maior incidência de doenças biliares nessa população. Já em crianças, o exame é indicado apenas em situações específicas, quando outros métodos não são suficientes.

O Hospital São Francisco de Assis atenderá a demanda de todo o estado, beneficiando pacientes internados que, anteriormente, aguardavam mais de um mês pelo procedimento, contribuindo para a redução da fila para esse exame.

Segundo o diretor técnico, Leandro Dias Cezar, o hospital reafirma mais uma vez seu compromisso com a qualidade na prestação de serviços de saúde, sempre buscando maior excelência e ampliação dos serviços oferecidos. ‘Este é mais um passo da instituição na oferta de atendimento integral, proporcionando mais qualidade e resolutividade aos pacientes atendidos’, afirma o médico.

O serviço funcionará sob a coordenação do médico especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Idilio Zamin Junior, referência no estado em CPRE, que já realiza este procedimento na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Fonte: Ariel Luz – Assistente de Comunicação

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *