• 27 de novembro de 2024 23:58

Taquara realizará reestruturação da Linha de Cuidado Materno Infantil em 2025

ByGabriela Andrighi

nov 27, 2024

A partir de 2025, a Prefeitura de Taquara dará início a uma importante reestruturação na área de saúde, com a criação da Linha de Cuidados Materno Infantil Municipal.

A nova estrutura ampliará o atendimento do setor de Saúde da Mulher, atualmente localizado no Complexo de Saúde, e passará a ser referência no atendimento especializado para gestantes e crianças no município.

O local onde funciona o setor de Saúde da Mulher será reorganizado e transformado em um centro especializado que oferecerá atendimento integral para gestantes e crianças.

A partir de 2025, o serviço contará com uma equipe especializada em Gineco-obstetrícia e Pediatria, que atuará cinco dias por semana. O objetivo é garantir um suporte especializado para os casos de maior complexidade e melhorar a assistência oferecida na Atenção Primária à Saúde, seguindo as normativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Linha de Cuidados Materno Infantil terá como principal objetivo organizar a atenção e assistência durante o pré-natal, o parto, o puerpério, e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Além disso, uma atenção especial será dada ao acompanhamento das crianças nos primeiros anos de vida, com foco na redução da mortalidade materno-infantil, especialmente a materna. Diversas ações serão implementadas para garantir esse avanço, como a organização dos processos de atendimento, o acolhimento precoce das gestantes no pré-natal, e a estratificação de risco.

A criação da Linha de Cuidados em 2025 representa um avanço significativo na organização e qualificação do atendimento a gestantes e crianças no município.

Com a integração dos serviços e a implementação de novas estratégias e protocolos, o Município busca garantir cuidados mais eficazes e resolutivos, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil e promovendo a saúde e o bem-estar das gestantes e crianças, especialmente nos primeiros anos de vida.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *