Com público recorde, feira encerrou neste sábado, em Novo Hamburgo/RS
Chegou ao fim neste sábado (23) a 6ª edição da Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva. Nos últimos quatros dias, a feira atraiu milhares de profissionais do setor à Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Com mais de 70 expositores e 130 marcas, o evento apresentou novidades de fabricantes, distribuidores, varejista de autopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas de veículos leves, pesados e comerciais
Para a Fenac, promotora da feira, a edição atendeu às expectativas. “Chegamos ao fim da 6ª Reparasul com motivos para comemorar. A feira registrou uma visitação recorde, com destaque para a presença de visitantes extremamente qualificados, o que é reflexo da importância do evento para o setor. Durante quatro dias, conseguimos reunir profissionais especializados e representantes das principais marcas do setor”, avaliou o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.
O diretor-presidente ainda explicou que por entender a solicitação das entidades, visitantes e expositores, a Reparasul passa a ser um evento bienal.
“Por isso, para 2026, a Fenac projeta uma feira com uma intensa adesão do mercado, que deverá ter o dobro da metragem e, inclusive, ocupará o piso superior dos pavilhões, justamente em função da espera das marcas para participar deste evento, que é o maior do setor no Sul do país”, projetou Jung. Sendo assim, como a feira não acontecerá no próximo ano, o diretor-presidente explica que a Fenac prepara uma novidade para movimentar o setor de autopeças e reparação automotiva em novembro de 2025.
Expositores comemoram bons negócios
O evento ainda se apresentou como uma plataforma de networking e geração de negócios, com relatos de expositores que fecharam vendas e expandiram parcerias comerciais e estratégicas.
Exemplo disso foi a participação da Castrol e Michelin, de Barueri/SP. “Estamos expondo aqui desde 2019. No ano passado a gente veio bem forte com Michelin e Castrol, porque assumimos o estado inteiro nas duas marcas, e a Reparasul é fundamental para gente em relação a resultados e captação de leads no final de ano”, relatou a gerente das marcas, Mariana Camargo. “Nos primeiros dias, a gente já conseguiu ver um crescimento de 10% nas duas marcas em relação aos negócios da feira”, complementou. Nesta edição, Mariana explicou que o destaque do estande foi a linha de transmissão da Castrol, que vem crescendo no mercado.
Outra marca que comemorou os bons negócios no último dia de feira foi a Syscar, de Porto Alegre/RS, que participou da Reparasul pelo segundo ano.
“Estamos bem contentes, pois tivemos muito movimento e bastante networking. A gente até fechou negócios aqui, que é algo que não costuma acontecer, então estamos muito felizes”, compartilhou Brenda Nunes dos Santos, gerente comercial da empresa, garantindo que devido ao sucesso a marca já planeja participar da próxima edição. Brenda ainda destacou a prospecção de leads.
“Depois da feira vamos trabalhar em cima disso e tenho certeza que a nossa taxa de conversão será muito alta”, projetou. Durante os quatro dias, a empresa apresentou aos visitantes o seu software de gestão de oficina e trouxe um totem para que o público pudesse interagir com as funcionalidades. “O nosso sistema é muito completo e auxilia em toda o processo de gestão das oficinas, de ponta a ponta, desde a gestão de pátio, parte financeira até o pós-venda, para auxiliar a fidelizar clientes”, exemplificou.
A Fex do Brasil, de Jundiaí/SP, é criadora da primeira ferramenta líquida do mundo e já está na sua quarta participação, aumentando o espaço na Reparasul a cada ano.
“Começamos pequenos, entendemos o tamanho da feira, decidimos apostar neste ano e o resultado foi muito bom”, contou Rafael Fex, CEO da empresa. O empresário explicou que no terceiro dia de feira o valor investido já havia retornado para a empresa a partir dos negócios gerados.
“O resultado está sendo muito expressivo. Vale a pena porque nos gera um retorno, mesmo com meu produto mais caro sendo R$ 39,90 e não tendo um ticket médio tão alto, nós conseguimos retorno”, detalhou. Fex ainda pontuou que o mercado do Sul tem esse processo de “estar junto do cliente”, por isso é fundamental participar da feira.
“As pessoas às vezes falam que a feira está mais leve. O pessoal está acostumado com aquela muvuca, mas muvuca não vende, o que vende é público qualificado. Eu prefiro muito mais apostar na Reparasul do que na Automec, por exemplo, porque faz mais sentido para o meu negócio”, revelou o CEO. Pela primeira vez, Fex ainda ministrou uma palestra na Arena do Conhecimento sobre “Combustível e qualidade de combustível”.
Profissionais buscam novidades e fornecedoes
A feira reuniu profissionais de diferentes regiões do Brasil e, inclusive de outros países, em busca de novidades e atualização profissional.
Esse era o caso de Recurt Corrales e Aldo Funes, reparadores que vieram do Uruguai para a Reparasul neste último dia de feira. Além de assistir palestras em busca de conhecimento, Corrales, que está à frente da Mecânica Recurt no Chuy, relatou que também encontraram novidades e parceiros de negócios. “Já fizemos bons contatos e encontramos nova tecnologias para a nossa oficina”, detalhou.
Corrales ainda comentou que no Uruguai não encontram feiras específicas do setor como a Reparasul. “Então a gente fica às vezes sem conhecer todos os fornecedores que temos que ter. A Reparasul é fundamental para isso, pois descobrimos que tinha muita mercadoria que servia para nós lá e que poderíamos encontrar facilmente aqui no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul”, pontuou. Ele ainda contou que, no último ano, fizeram uma parceria fundamental. “Foi a partir daquela participação que encontramos um fornecedor de peças, que estavam em escassez no mercado uruguaio e, assim, conseguimos atender nossos clientes”, compartilhou.
Espaços gratuitos proporcionam conhecimento
Ao longo da programação, a Reparasul proporcionou espaços e oportunidades para os profissionais se atualizarem sobre as tendências do mercado.
A Arena do Conhecimento, operada pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREPA/RS), debateu diferentes áreas do setor, como: diagnóstico eletrônico, Reforma Tributária no setor, caixas de câmbio automáticas, vendas e serviços, centrais eletrônicas, gestão, tensionadores de correia e seus periféricos, funilaria inteligente e pintura, veículos eletrificados, combustível, evolução profissional, inspeção veicular, entre outros
Outra atividade que atraiu a atenção dos profissionais do setor foi a Oficina Modelo, que apresentou uma oficina real, simulando situações encontradas no dia a dia dos reparadores. No local, idealizado pela Nordeste Tintas, os visitantes acompanharam demonstrações de aplicação de produtos para reparo, acabamento e estética automotiva.
O projeto tem apoio de empresas parceiras, que apresentaram soluções e demonstrações em diferentes segmentos. A AkzoNobel trouxe tintas, acabamentos e complementos automotivos; a Indasa Brasil mostrou ferramentas e produtos para lixamento; a Orange Cabines destacou sistemas de sustentabilidade na pintura e ferramentas para pintura rápida, limpa e sem retrabalhos; a Walcom demonstrou suas pistolas de pintura, que estão entre as melhores e mais leves do mundo; já a Dimension focou em seus produtos para proteção de pintura e cuidados automotivos, além da linha ultravioleta para reparação.
Sobre a Reparasul: a 6ª Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva aconteceu de 20 a 23 de novembro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Promovida pela Fenac Experiências Conectam, a feira teve apresentação da Sicredi Pioneira, patrocínio da Cilia Tecnologia e apoio de diversas entidades: ABRAFILTROS (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais), ARAVAT (Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do Taquari), ARERGS (Associação das Retificadoras do Estado do Rio Grande do Sul), ASERV (Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular), AutoRede Serviços Automotivos, Instituto MV8, Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), Microempa (Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul) e SINDIREPA/RS (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio Grande do Sul). Mais informações através do site www.reparasul.com.br e redes sociais www.facebook.com/feirareparasul e www.instagram.com/reparasul.
Saiba Mais.