Parobé é finalista no 6º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, promovido pela Famurs. Parobé concorre com o projeto Preparados: Jovens resilientes à emergência climática, na categoria Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado.
O projeto tem se destacado como uma prática inovadora e efetiva em promover a conscientização climática e a capacidade de resposta a desastres ambientais.
Em 2022 o projeto Tarifa Zero de Parobé, Idealizado pelo prefeito Diego Picucha, foi um dos vencedores do 4º Prêmio Boas Práticas.
Sobre o Projeto Preparados: Mobilização e Resiliência
Com o objetivo de promover a mobilização e o aprendizado sobre emergência climática, o projeto atua nas escolas de Parobé para desenvolver uma mudança cultural sobre a redução de riscos de desastres.
Ao longo da iniciativa, 115 professores foram capacitados e 2.325 estudantes impactados em 41 encontros temáticos sobre Emergência Climática.
Dentre as ações, destaca-se a criação de cerca de 1.400 PLUVIPETS – pequenos pluviômetros artesanais – utilizados para monitorar as chuvas, o que gerou mais de 2.500 planilhas de monitoramento e cerca de 300 registros fotográficos georreferenciados.
Essas atividades práticas e educativas têm conectado os jovens com suas comunidades, fortalecendo a educação ambiental climática no município.
O prefeito Diego Picucha destaca que Parobé orgulha-se de estar entre os finalistas e reafirma seu compromisso com a educação e a proteção ambiental.
“Este reconhecimento destaca o trabalho contínuo da cidade em promover a conscientização e resiliência climática para um futuro mais seguro para todos, iniciando pela conscientização de nossos jovens”, destaca.
Premiação
A cerimônia de premiação do 6º Prêmio Boas Práticas acontecerá no dia 30 de outubro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, às 18h, integrando a programação do Smart Cities Park.
O prêmio visa reconhecer práticas inovadoras que incentivam o desenvolvimento e a melhoria das gestões municipais no Rio Grande do Sul.
Saiba Mais.