Pronto atendimento ficará aberto diariamente das 7h à 00h sem fechar ao meio dia
A unidade de acolhimento à demanda espontânea que atende os casos da atenção primária no Complexo Municipal de Saúde Dr. Ebling passará a ter um novo horário a partir de 3 de novembro.
A unidade funcionará de segunda a segunda-feira, inclusive em feriados, das 7h à 00h, sem fechar ao meio-dia. Durante a madrugada, os pacientes deverão se encaminhar ao Hospital Bom Jesus (HBJ).
Essa ação ocorre devido a pouca quantidade de atendimentos avaliada nos últimos meses durante o período da madrugada.
Foi observado pela equipe técnica que houve noites na qual o serviço chegou a atender apenas três usuários neste horário, tendo em média dez atendimentos registrados no período.
“A medida, organizada e planejada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, objetiva alcançar uma economia que pode chegar a R$ 53 mil ao mês, o que amplia a possibilidade de investimento desses recursos de forma mais inteligente em serviços que atendam as necessidades da população”, destacou a secretária de Saúde, Loreni Spirlandelli.
Outra questão levantada é que o público que procura atendimento no Complexo durante a madrugada é o mesmo atendido e encaminhado para o HBJ.
Estes pacientes exigem um atendimento de grau maior do que o ofertado pelo Complexo, o que gera um gasto exacerbado aos cofres públicos, uma vez que o serviço de emergência do HBJ é contratualizado para a mesma finalidade e possui estrutura adequada aos casos, gerando assim um tempo resposta ágil às necessidades do cidadão.
“Reforçamos que a medida será avaliada dia a dia pela equipe da secretária, em conjunto com a equipe do Hospital, e havendo a necessidade real de readequação do serviço, não mediremos esforços em realizá-la. Pois, nosso compromisso está com a saúde da nossa população”, pontuou a prefeita Sirlei Silveira.
O plantão pediátrico seguirá todos os dias da semana das 19h à 00h, e nos sábados, domingos e feriados das 7h à 00h.
Saiba Mais.