Instituição orienta produtores em relação às novas normas de informações nutricionais da Anvisa
Em 2022, entraram em vigor as novas normas sobre rotulagem nutricional da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo é facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos, auxiliando o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.
Nesse sentido, o projeto social Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local, desenvolvido pela Universidade Feevale, auxilia as agroindústrias da região a se adequarem à nova legislação.
A equipe recebe os produtores locais, que apresentam seus produtos e necessidades. A partir dos atendimentos, é possível elaborar as tabelas de informação nutricional para que, a partir daí, os empreendimentos possam atualizar seus rótulos.
Foi o que fez Jairo Knob, proprietário da agroindústria de geleias Knob’s Haus, de São José do Hortêncio. Com uma demanda de 24 sabores de geleias, produzidas a partir de matérias-primas cerca de 90% próprias, o empreendimento necessitava da adequação à nova legislação.
“O trabalho da Feevale foi excepcional, pois nos auxiliou a entender, melhorar e profissionalizar nosso negócio. Ajudou não somente com os cálculos das tabelas nutricionais, mas também a compreender todo esse processo e seus entornos e de quão importante e minucioso é esse trabalho que o projeto realiza na comunidade”, afirma Knob, cuja parceria com a Feevale vem desde os primeiros rótulos desenvolvidos para seus produtos.
O produtor foi atendido por uma equipe formada pelos acadêmicos integrantes do projeto Fernanda Rossatto Machado, Rafaela Trieweiler, Vanessa Linke Medeiros, Catiusse da Silva Cavalheiro, Larissa Flores de Oliveira e Igor Fröhlich da Silva, do curso de Nutrição, com supervisão da professora Simone Weschenfelder, que é líder do Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local.
“Foram inúmeros benefícios dessa atividade, tanto ao empreendedor quanto para mim. Através dessa experiência, pude aprender e consolidar conhecimentos técnicos, além de me aproximar da prática da produção, vivência e dificuldades do produtor, enriquecendo muito minha formação”, avalia Fernanda, que graduou-se neste último semestre.
Conforme a professora Simone, a rotulagem traz segurança para a agroindústria, uma vez que indica a sua conformidade com as exigências da legislação. “Também é importante por fornecer ao consumidor todas as informações sobre a composição do produto, forma de armazenamento e possível presença de alergênicos”, explica.
Sobre a Knob’s Haus
Localizada na propriedade da família Knob, no centro de São José do Hortêncio (Av. Mathias Steffens, 6711), a Agroindústria Knob’s Haus trabalha com a produção de 24 sabores de geleias, além de melado batido, schmier colonial e doces em calda.
Com pomares de cereja, pêssego, amora, laranja, bergamota, limão, manga, figo, goiaba e jabuticaba, 90% da matéria-prima tem origem na propriedade. Também são produzidos alho, abóbora, cebola, cana-de-açúcar e outros ingredientes.
Atualmente, os produtos são comercializados, principalmente, em feiras de agricultura familiar. A linha de Geleias Zero Açúcar está presente, ainda, em 27 municípios no estado através da merenda escolar.
O restante da produção é vendida diretamente na propriedade, por meio do turismo rural.
Projeto realiza atendimentos todo o ano letivo
O projeto social de pesquisa e extensão Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local tem o objetivo de desenvolver competências relacionadas ao associativismo, ao empreendedorismo, à gestão e à produção.
Busca colaborar para a formação humana, técnica e tecnológica de empreendedores ou empreendimentos que produzem alimentos, associações ou cooperativas de trabalhadores, por meio de oficinas ou atendimentos individualizados, de acordo com o interesse dos participantes.
Os atendimentos acontecem durante todo o ano letivo, e o contato pode ser feito pelo email projetogestao@feevale.br.
Legislação dos alimentos
A nova legislação estabelece mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais, além de adotar a rotulagem nutricional frontal.
Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem. Outras informações podem ser consultadas no site www.gov.br/anvisa.
Saiba Mais.