• 21 de novembro de 2024 03:31

Expointer: Edegar Pretto recebe homenagem por lei que ampliou comercialização da agricultura familiar

ByRafaela Andrighi

ago 28, 2024

O ex-deputado gaúcho e atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, está entre as pessoas que foram homenageadas por terem contribuído para garantir a presença e o protagonismo da Agricultura Familiar na Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

A iniciativa foi realizada nesta segunda-feira (26), na 47ª edição do evento, durante o lançamento do livro “25 anos da Agricultura Familiar na Expointer, do desafio ao sucesso”, de autoria do jornalista André Simas Pereira.

Pretto recebeu a homenagem por ter criado a lei que facilitou a comercialização de produtos de origem animal fora do município de origem, por meio do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf), também conhecido como a Lei das Agroindústrias Familiares.

Antes da lei, as agroindústrias tinham suas vendas restritas ao município. Com o Susaf, essa realidade mudou e elas puderam vender os seus produtos em todo o estado.

O projeto foi apresentado por Pretto no seu primeiro mandato como deputado estadual, em 2011. No mesmo ano, a lei foi sancionada pelo então governador Tarso Genro. Hoje, são 287 estabelecimentos credenciados e 175 municípios com adesão ao Susaf.

Tendo como referência o Rio Grande do Sul, outros estados já possuem a mesma legislação, como é o caso do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso e Bahia.

“Nós fizemos esse projeto com doze audiências públicas pelo Rio Grande do Sul e o aprovamos por unanimidade na Assembleia. A Lei do Susaf permite, por exemplo, que as agroindústrias venham para a Expointer sem precisar de um decreto do governador autorizando elas a virem. Na prática, significa mais trabalho e renda no campo e acesso a alimentos de qualidade a quem está na cidade”, acrescentou Pretto.

A homenagem foi simbolizada com a entrega de uma cuia com a inscrição comemorativa aos 25 anos do Pavilhão da Agricultura Familiar.

A organização foi de uma comissão de dirigentes da Secretaria da Agricultura no governo Olívio Dutra, criador do Pavilhão, composta por José Hoffmann (secretário); David Estival (chefe de gabinete); Ângelo Menegat (diretor-geral) e Inácio Benincá (diretor do Departamento da Agricultura Familiar).

Além do presidente da Conab, também receberam a homenagem os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro; os ex-ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, Guilherme Cassel e Pepe Vargas; a equipe da Secretaria da Agricultura do governo Olívio e famílias expositoras que participaram das primeiras edições da feira.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *