• 10 de novembro de 2024 00:12

Presidente da ABPA destaca avanços na questão de doença de Newcastle no RS

ByRafaela Andrighi

jul 25, 2024

Divulgação de análises e redução de zona de abrangência deve dar novo impulso ao restabelecimento das exportações

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, ressaltou hoje a importância da divulgação das análises em torno do caso isolado de Doença de Newcastle, após registro positivo de um único caso em granja localizada no município de Anta Gorda (RS). Os resultados foram divulgados ontem, no início da noite, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

De acordo com o presidente da ABPA, a divulgação das análises confirma a expectativa do setor em torno da situação identificada na granja avícola.

_”Era um resultado já esperado pelos produtores. Agora, a atenção está em torno dos avanços do inquérito epidemiológico e das tratativas para o restabelecimento integral do fluxo de exportação. Precisamos de máxima agilidade para o retorno da normalidade”, destacou._

Ontem, também, o Ministério da Agricultura atualizou a zona de abrangência de emergência zoosanitária do entorno da unidade produtora com a ocorrência, reduzindo o raio para os municípios Anta Gorda, Doutor Ricardo, Putinga, Ilópolis e Relvado.

“A redução da zona de abrangência foi especialmente importante para outro anúncio feito pelo Ministério das autossuspensões, avançando especialmente em mercados com os mercados que identificamos como Lista Brasil. Há forte expectativa, agora, quanto à agilização das negociações com os mercados que responderam às autossuspensões estabelecidas pelo Brasil, como é o caso da China. O Ministro Fávaro, com seus secretários Carlos Goulart e Roberto Perosa e suas equipes sempre foram altamente efetivos nas tratativas internacionais e, por isto, estamos certos que este processo será otimizado. Em relação ao impacto inicial estimado, entendemos hoje que será menor do que o previamente projetado “, ressalta Santin.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *