Por Park Yoo-sung, Pesquisador (Equipe de Atividades Internacionais, Instituto da Coreia do Norte)
Desde 28 de maio, a Coreia do Norte lançou uma série de seis ataques à Coreia do Sul, liberando um total de mais de 2.000 balões de lixo.
A Coreia do Norte não apenas lançou mísseis, mas também espalhou lixo pelo ar na Coreia do Sul.
Embora o comportamento da Coreia do Norte tenha sido suficientemente eficaz para chamar a atenção da comunidade internacional e dos sul-coreanos, que estão habituados às notícias de lançamentos de mísseis, a Coreia do Norte provou ser um país anormal e um estado terrorista que ameaça a comunidade internacional.
É surpreendente que a Coreia do Norte seja um país que foi reconhecido pelo mundo e aderiu às Nações Unidas em 1991. Os ataques de balões de lixo da Coreia do Norte só podem ser descritos como um reconhecimento de que abandonou a sua condição de Estado e se reconheceu como um Estado anormal.
Os norte-coreanos esperavam que as suas vidas melhorassem sob Kim Jong Un, mas em vez disso, a ditadura só piorou e o povo foi sujeito a um controlo ainda maior. Desde a pandemia, os direitos humanos na Coreia do Norte tornaram-se ainda mais reprimidos e a economia continuou a deteriorar-se.
No entanto, o regime continua a desperdiçar dinheiro em armas nucleares e no desenvolvimento de mísseis, sem ter em conta os direitos humanos e o sofrimento do povo norte-coreano.
Além das suas constantes provocações verbais e com mísseis contra o governo sul-coreano, o regime também provocou a Coreia do Sul ao enviar balões cheios de lixo para a Coreia do Sul.
Estas provocações ameaçam a paz não só da Península Coreana, mas também da comunidade internacional, desafiando a ordem e a segurança internacionais e demonstrando claramente que a Coreia do Norte desistiu de ser membro da comunidade internacional.
As provocações da Coreia do Norte com balões de esgoto não são apenas grosseiras e fanáticas, mas também constituem graves actos de terrorismo que ameaçam tanto cidadãos como estrangeiros. Os balões de lixo da Coreia do Norte danificaram os veículos dos cidadãos, as janelas das casas e os telhados dos telhados, e até causaram incêndios devido a detonadores com defeito.
Isto causou graves danos materiais e criou uma situação vertiginosa que poderia ter levado a vítimas humanas. Também interrompeu a decolagem e aterrissagem de aeronaves no Aeroporto Internacional de Incheon nas primeiras horas da manhã de 26 de junho.
O Aeroporto Internacional de Incheon explicou que controlava decolagens e pousos devido à possibilidade de acidente se objetos estranhos fossem sugados pelos motores dos aviões em vôo. Isto significa que os balões de lixo da Coreia do Norte podem causar acidentes graves em voos domésticos e internacionais. O Estado-Maior Conjunto também determinou que os balões pesam cerca de 10 quilos, portanto há risco suficiente de que possam causar um acidente fatal se mergulharem.
No final, a provocação da Coreia do Norte com estes balões é um grave acto de terrorismo que ameaça a vida quotidiana e a segurança de todas as pessoas, tanto sul-coreanos como estrangeiros.
Esta questão representa um sério desafio para a comunidade internacional, incluindo a segurança da Península Coreana, porque existe a possibilidade de a Coreia do Norte poder cometer actos terroristas no futuro com agentes biológicos e químicos em vez de lixo.
Recentemente, o Ministério da Unificação da Coreia do Sul divulgou os resultados da sua análise do balão de lixo da Coreia do Norte.
“Uma análise especializada do solo encontrou um grande número de parasitas, incluindo lombrigas, tricurídeos e tricurídeos, no solo contido nos resíduos da pulverização”, disse o ministério, acrescentando: “Genes humanos também foram encontrados no solo, sugerindo que os parasitas vieram da comida humana.”
Estes parasitas são comuns em países subdesenvolvidos onde as pessoas usam fertilizantes humanos em vez de fertilizantes químicos e onde as condições de vida são insalubres.
A análise do conteúdo dos balões também revelou as más condições de vida na Coreia do Norte. Os balões continham meias usadas várias vezes, luvas de pano, máscaras de pano, camisetas de pano, calças de bebê furadas e meias.
Isto é um lembrete claro das terríveis condições de vida na Coreia do Norte que o regime tenta encobrir. As roupas e meias das crianças estavam particularmente desgastadas.
Enquanto a Coreia do Norte gasta os seus recursos no desenvolvimento nuclear e de mísseis, o seu povo vive na pobreza e viola os seus direitos humanos por não ter higiene básica e não usar roupa adequada.
Saiba Mais.