Na última semana, de 25 a 29 de junho, empresários da região estiveram em Minas Gerais, onde participaram de uma Missão Empresarial organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas.
Um grupo formado por membros da diretoria da entidade, associados e consultores participou de uma missão de benchmarking com o objetivo de conhecer práticas de outras empresas de diferentes segmentos, localizadas em um ambiente diferente, com realidades e históricos diferentes.
O resultado são vivências, práticas e inspiração que estão sendo trazidas pelos empresários e pela entidade, além da valorização das boas ações realizadas por aqui pelos negócios e pela CDL.
Minas Gerais foi o destino escolhido, pois está em amplo crescimento e desenvolvimento. O Estado tem indicadores expressivos nos últimos anos, sendo o estado com a maior abertura de empresas nos últimos cinco anos e, em 2023, superou pela primeira vez o PIB de R$ 1 trilhão.
O objetivo foi conhecer a realidade das empresas locais mineiras, como lidam com dificuldades ao longo da sua trajetória e possibilidades de renovação e novos negócios.
Coordenado pelo consultor empresarial Márcio Staudt, o grupo visitou empresas e instituições de diferentes segmentos, como gastronomia, turismo e inovação, como a Cervejaria Hofbrauhaus, P7 Criativo, BH TEC Parque e o Mercado Central, além da sede da CDL Belo Horizonte. A experiência foi considerada pela entidade um grande sucesso.
Oportunidade de aprendizado
Integrando o grupo que participou da Missão, estava a empresária Cleci Vicari, da Imobiliária Edelweiss.
Esta foi a sua segunda missão e, mais uma vez, ela considera que valeu a pena.
“Recebi o convite da CDL e aceitei por curiosidade. Foi muito boa, com muitos aprendizados e com novas ideias para colocar em prática na nossa empresa. A tecnologia é a ordem do momento e quem não estiver se preparando para isso, ficará para trás”.
A professora e vereadora Diana Spohr, pontuou que foi muito importante observar de perto as estratégias inovadoras que levaram Minas Gerais a se tornar um Estado potência.
”O que mais me chamou atenção foi a capacidade das empresas locais de se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e a ênfase na inovação contínua. As estratégias de crescimento e desenvolvimento sustentável que vi aplicadas em Belo Horizonte são inspiradoras e mostram como é possível alcançar sucesso econômico sem negligenciar a responsabilidade social e ambiental”, registra.
A presidente da CDL de Igrejinha e Três Coroas, Natália Debarba, que também esteve na missão, pontuou que viajar é conhecer novos lugares, novas culturas e ver as possibilidades do que a gente pode fazer de diferente.
“Não é pra pensar que estamos atrasados ou com muitas coisas a serem feitas, mas sim no que a gente pode potencializar, melhorar e aprimorar com as vivências de outros Estados e empresas. Achei o povo mineiro muito acolhedor, alegre e hospitaleiro. Fomos muito bem recebidos em todos os lugares. Especificamente no comércio, me chamou a questão o atendimento, feito com a simpatia e a prestatividade”, relembra.
Saiba Mais.