• 25 de novembro de 2024 00:22

Serviço da Feevale oferece acolhimento em saúde a pessoas trans

ByRafaela Andrighi

jun 24, 2024

Pacientes têm acesso a atendimentos psiquiátricos, ginecológicos e endocrinológicos

Um serviço de orientação e acolhimento integral à pessoa transgênero, sem custo para o paciente, é oferecido pela Universidade Feevale através do projeto Tris – Transgênero, Integralidade e Saúde.

Criada pelos professores Eduardo Camargo (endocrinologista) e Ricardo Lugon Arantes (psiquiatra), do curso de Medicina da Instituição, a iniciativa presta atendimentos a pacientes trans de todas as idades – nas áreas de psiquiatria, ginecologia e endocrinologia -, para terapia de afirmação de gênero e tratamento hormonal.

O público-alvo são pessoas que buscam a afirmação de gênero, ou seja, aquelas que possuem um gênero de nascimento ao qual não estão adequadas.

“São pessoas que querem uma adequação para um gênero oposto ou, ainda, um gênero neutro. Fazemos um acompanhamento e uma avaliação e, para os casos que têm indicação, administramos a terapia hormonal cruzada, seguindo todos os preceitos de embasamento científico e de legislação brasileira”, explica Camargo, informando que, no caso de homem transgênero, é utilizada a testosterona; no caso de mulher transgênero, usa-se estradiol, estrogênio e um anti-hormônio masculino.

Para o professor, o que torna o projeto tão significativo para os cerca de 180 pacientes que já passaram pelo serviço, é o fato de que não existe, nas regiões do Vale do Sinos e Encosta da Serra, um serviço de referência em atendimento a pessoas trans.

“Na nossa região, somos pioneiros nesse ambulatório, que tem mais uma particularidade: é um dos únicos que conta com participação de estudantes de Medicina, prestando atendimentos e conhecendo as demandas dessa população, que são bem importantes”, destaca.

O docente frisa, ainda, que um atendimento técnico e humanizado é essencial, principalmente no caso de pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a serviços de saúde especializados e acabam buscam a automedicação.

O projeto Tris atende com horário marcado, todas as segundas-feiras, das 8h às 12h, no Centro Integrado de Especialidades em Saúde da Feevale (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo).

São aceitos encaminhamentos, via Sistema Único de Saúde (SUS) e secretarias de Saúde de todos os municípios da região. O serviço não gera custos para o paciente. Mais informações sobre o atendimento podem ser solicitadas pelo e-mail cies@feevale.br.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *