Serviço terá o auxílio de um caminhão garra prevendo uma economia de mais de R$ 100 mil para os cofres públicos
A Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, dará início ao calendário de recolhimento de podas no próximo dia 18 de junho.
Uma novidade para este ano é a mecanização da coleta, que contará com o auxílio de um caminhão equipado com garra prevendo uma economia de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos e um menor tempo de execução, de cinco meses e meio para três meses, aproximadamente.
“Esta medida visa aumentar a eficiência e rapidez no recolhimento dos resíduos de poda, facilitando o trabalho da equipe responsável e minimizando os transtornos para a população.”, observa a prefeita Sirlei Silveira.
Segundo o secretário da pasta, Matheus Modler, enquanto a coleta manual indica um trabalho braçal, coletando galho por galho desses resíduos, a coleta mecanizada possibilitará, com uma “pegada” apenas, levar vários metros cúbicos de material.
“Com uma coleta mais célere, o tempo para realização também será menor. Economizaremos tempo e dinheiro, mas a população precisa colaborar colocando as podas somente na semana em que passar naquele bairro. Bairro pronto, não é eficaz que voltemos e atrasemos o calendário para coleta de somente uma ou outra casa que não respeitou o calendário”, comenta o secretário.
Resíduos serão triturados
Todo resíduo recolhido, será processado no triturador de galhos. Em outros anos, conforme salienta Matheus, uma parte pequena desse material era triturado.
“Neste ano, estimamos uma quantidade considerável de material triturado, o que permitirá ampliar a destinação dos galhos triturados para os produtores rurais, não utilizando mais o depósito de galhos localizado no Bairro Santa Rosa.”, comemora o secretário.
Serviço atenderá todos os bairros
A ação se estenderá a todos os bairros do município ao longo das próximas semanas. A primeira localidade a receber o serviço será o bairro Empresa, onde o recolhimento de galhos e restos de podas acontecerá entre os dias 18 e 23 de junho.
A iniciativa visa manter a cidade limpa e organizada, garantindo que os resíduos sejam corretamente destinados.
Outros resíduos não devem ser misturados aos galhos
Para garantir o bom andamento dos trabalhos, a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal orienta que os moradores separem adequadamente os galhos em frente a sua calçada, um dia antes do recolhimento, evitando transtornos.
“A comunidade deve evitar misturá-los com outros tipos de resíduos, como restos de construção, móveis, eletrodomésticos, sacos de grama e entulhos em geral e colocá-los em frente às casas no dia próximo ao recolhimento, evitando que as chuvas carreguem os resíduos e provoquem o entupimento de bueiros.”, lembra o secretário Matheus. As árvores localizadas em áreas públicas, como calçadas e praças, serão podadas exclusivamente pela equipe da secretaria.
Orientações
Os cidadãos que necessitarem de mais informações ou orientações sobre o calendário de podas podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal pelo WhatsApp, no número (51) 99447-6038, ou pelo telefone (51) 3541-9200, nos ramais 226 ou 235.
Calendário de recolhimento de podas 2024
18/06 a 23/06 – Empresa
25/06 a 30/06 – Cruzeiro do Sul e Ronda
02/07 a 07/07 – Recreio, Morro do Leôncio e Centro
09/07 a 14/07 – Jardim do Prado e Nossa Senhora de Fátima
16/07 a 21/07 – Semana para atender eventual atraso causado pela chuva
23/07 a 28/07 – Fogão Gaúcho, Morro da Cruz, Sagrada Família e Km4.
30/07 a 04/08 – Santa Rosa
06/08 a 11/08 – Petrópolis e Tucanos
13/08 a 18/08 – Semana para atender eventual atraso causado pela chuva
20/08 a 25/08 – Mundo Novo e Medianeira
27/08 a 01/09 – Santa Terezinha e Ideal
03/09 a 08/09 – Santa Maria e Eldorado
Saiba Mais.