Festa de Carnaval contou com shows de artistas locais e atrações especiais, em mais de seis horas de programação
Quem esteve neste sábado (2) na Passarela do Samba Emílio Guilherme Holderbaum, como é chamada a Rua de Castilhos em eventos de Carnaval de Taquara, testemunhou muita festa na segunda edição da Folia na Júlio.
O evento superou expectativas, e reuniu mais de 1 mil pessoas no Centro da cidade, em uma festa que uniu o público de todas as idades, junto com atrações musicais de ritmos variados, ressaltando a cultura carnavalesca do Município.
A segunda edição do evento foi realizada pela Prefeitura de Taquara, Sesc-Taquara, Instituto Pró-Cidadania e Associação Social e Cultural de Taquara (Astac), com o patrocínio da Cervejaria Stier.
“Foi um Carnaval muito bonito, que permitiu a diversão de todos nós. É uma alegria prepararmos isso para vocês, que estão aqui, e nos prestigiaram, tornando essa festa muito especial”, ressaltou a prefeita Sirlei Silveira, ao agradecer a presença do público durante a festa.
Financiamento do Governo do Estado
Em 2024, a festividade contou com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.
Representando o Estado, a secretária adjunta de Cultura, Gabriella Meindrad, prestigiou a Folia na Júlio, e destacou a importância da parceria do governo gaúcho com os municípios.
“Nos últimos anos, nos aproximamos dos municípios com inúmeros editais, para fomentar a cultura local. E ao chegar aqui, notamos ainda mais essa importância. Aqui, os artistas locais estão sendo valorizados, e esta festa de Carnaval também fomenta a economia local, gerando empregos para quem trabalha e renda para os empreendedores. E Taquara é uma cidade que tem investido muito em cultura. Isso mostra que estamos no caminho certo, em trabalhar com a parceria do Estado com os Municípios”, avalia.
Mais de seis horas de programação
A segunda edição da Folia na Júlio começou ainda durante a tarde, com o show de William Marins e Banda.
Na sequência, foi a vez da apresentação do Bloco Infantil de Taquara. A apresentação seguinte transformou de vez a festa em uma grande brincadeira de Carnaval, com o desfile da Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado, tocando sambas de enredo próprios e de outras escolas de samba, além de músicas populares, sob o som de uma bateria potente.
Após o desfile, foi a vez do protocolo oficial de Carnaval, no qual a prefeita Sirlei Silveira passou a chave da cidade ao rei momo, Zezo Crippa, que declarou oficialmente aberta a Folia na Júlio. Para ele, é uma honra ocupar o cargo durante a folia.
“Eventos como esse são muito importantes. O Carnaval é cultura. O Samba é cultura. Esta festa aqui é uma mostra da maior festa popular de rua do Brasil. É um evento bom, reunindo famílias, crianças, adultos e idosos”, comenta.
O evento seguiu com mais dois shows. O primeiro, foi com a tradicional Banda Saldanha, com 46 anos de história, reunindo dezenas de músicos e passistas, cantando músicas de diversos ritmos para agitar a galera.
Finalizando a festa, foi a vez do bloco Império da Lã, que surgiu em 2007, e mistura gêneros musicais, tocando canções de rock em ritmo de axé, frevo e samba enredo, trazendo as crianças para o palco.
Parceiros do Carnaval
Na avaliação do diretor de Cultura de Taquara, Rafael Tourinho, o evento foi fundamental para unir pessoas de todas as idades, sendo uma festa segura e saudável para o público presente.
“O sucesso da Folia na Júlio também eleva o padrão para o próximo ano. Queremos abrir ainda mais espaço para os vendedores locais, os artistas da região e as atrações de fora. Já estamos com ideias para 2025”, aponta.
Para a coordenadora do Instituto Pró-Cidadania, Vanessa Sanches, a festa consolida o trabalho da comunidade taquarense, que se empenha para a realização de um evento popular e que ressalta a cultura carnavalesca no Município.
“Foi um evento gratuito, que começa cedo e termina cedo, em que as famílias também podem participar. Essa segunda edição vem para afirmar a Folia na Júlio no calendário de Cultura de Taquara”, frisa.
A gerente do Sesc de Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, lembrou da variedade de atrações, que contribuíram para o sucesso do evento.
“Acredito que festas como essa são importantes para promover a integração da comunidade e valorizar a cultura local, proporcionando momentos de lazer”, reforça.
O presidente da Astac, Leandro Silva, complementa que a Folia na Júlio foi uma festa satisfatória.
“Vimos crianças, adultos e idosos brincando juntos, o que comprova a importância de festas populares na cidade. Foi um encontro alegre, seguro e com atrações bem legais”, analisa.
Saiba Mais.