• 22 de novembro de 2024 00:03

Taquara realiza a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ByRafaela Andrighi

fev 22, 2024

Solicitação do novo documento pode ser feita na unidade de Taquara do Instituto Geral de Perícias (IGP)

Os moradores de Taquara já podem fazer a solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Município.

O novo documento de identificação substituirá o RG, contendo um número de identificação único válido para todos os estados brasileiros.

Em Taquara, o pedido pode ser feito na sede do Instituto Geral de Perícias (IGP), na Rua Guilherme Lahm, 1476, Bairro Centro.

“Este novo documento traz mais praticidade para a população, pois será com base no mesmo número do CPF, permitindo a população ter acesso tanto em papel quanto no formato digital, assim como já é com a Carteira Nacional de Habilitação”, explica a prefeita Sirlei Silveira.

A troca da documentação deverá ser feita até o ano de 2032. Porém, para aqueles que emitiram o antigo RG há mais de dez anos, é recomendável emitir a nova CIN.

 

Horário de atendimento

O IGP de Taquara funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Por conta da alta demanda dos últimos dias, o local também realiza atendimentos por agendamento, através do telefone (51) 3541-3991.

A taxa do Estado não é cobrada para a solicitação de uma nova CIN. Apenas é pedida uma contribuição de R$ 20, que é destinada ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, é necessário comparecer com a certidão de nascimento ou casamento, conforme o estado civil, e o número de CPF.

Os documentos deverão estar em bom estado, sendo que a certidão precisa ser levada com a via original, ou com uma cópia autenticada, não plastificada.

“Na nova CIN, constará apenas o número do CPF, sendo extinto o número de RG. Este documento possui validade de dez anos. No caso de quem possui mais de 60 anos, a validade do documento é por tempo indeterminado”, completa a responsável pelo IGP de Taquara, Luciane de Oliveira.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *