• 15 de novembro de 2024 08:31

Em coletiva de imprensa, presidente Betinho fala sobre números da Câmara de Parobé e projetos

ByRafaela Andrighi

fev 5, 2024

Participação da Câmara em ações do município e melhorias internas são os destaques

O presidente da Câmara de Parobé, vereador Betinho (PDT), apresentou na manhã de sexta-feira (2) um balanço de sua gestão à frente do Legislativo parobeense em 2023.

O ato, realizado no gabinete da presidência, contou com a presença da imprensa e de servidores da Casa.

Betinho agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho realizado pelos colegas vereadores e principalmente pela Mesa Diretora. “Foi um ano de parceria que possibilitou a realização de importantes medidas administrativas”, disse, ressaltando que em 2024 o trabalho deve seguir a mesma linha.

Na sequência, o parlamentar lembrou que a maior parte das ações realizadas no município precisam passar primeiro pela Câmara de Vereadores, e que o Legislativo tem cumprido seu papel aprovando projetos importantes.

“Em 2023 aprovamos financiamentos que hoje estão se refletindo em diversas obras para a comunidade. Temos em andamento reformas de praças, construção de complexos esportivos e a pavimentação de diversas ruas”, explicou.

Melhorias internas

Um dos destaques de 2023 foram as reformas e investimentos realizados na sede do Legislativo. O coordenador de serviços internos, Silmar Gemelli, fez a leitura das ações, que contemplaram: Troca de todo o cabeamento de internet, sistema com internet aberta e ilimitada, novo sistema interno de telefonia, tablets para o Plenário, novas câmeras de monitoramento, novas câmeras para transmitir sessões, novos computadores para os servidores, conserto da porta automática da recepção, substituição de todas as baterias e pilhas por recarregáveis, qualificação dos servidores, com capacitações sobre a nova lei de contratos e licitações.

O presidente concluiu o tópico relembrando que mesmo assim, ao fim do ano, foram repassados mais de R$ 500 mil ao Executivo. “Terminamos o ano muito satisfeitos com o trabalho intenso e com a economia gerada pelo encerramento e mudança em diversos contratos”, frisou.

Perguntas da imprensa

Após a explanação, um espaço para perguntas foi aberto. Um dos principais tópicos abordados foi o projeto de aumento de salários que tramitou no Legislativo.

Betinho esclareceu: “Nosso Regimento Interno determina que no último ano de cada Sessão Legislativa, um projeto que estabeleça os salários para o próximo mandato seja apresentado. A Constituição brasileira permite que o salário de um vereador em municípios como Parobé seja de até 40% do salário de um deputado estadual. Então temos no município um teto que gira em torno de R$ 12,5 mil”.

Atento aos posicionamentos contrários ao aumento, Betinho destacou que já protocolou projetos que visam a economia de recursos na Casa.

“Tivemos alguns vereadores se manifestando contra. Por isso, protocolei neste ano projetos diminuindo nossos salários, diminuído o número de vereadores para nove, e diminuindo o número de assessores, porque alguns gabinetes aqui já estão criando teia de aranha. Cada vereador vai poder votar conforme sua convicção”, concluiu.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *