• 19 de setembro de 2024 22:26

Secretaria de Desenvolvimento Social de Taquara atende 1.401 pessoas em situação de rua nos últimos três anos

ByRafaela Andrighi

jan 22, 2024

Pasta realizou mais de 7,2 mil abordagens assistenciais no período

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania de Taquara divulgou nesta segunda-feira (15) um balanço dos atendimentos realizados às pessoas em situação de rua que passaram pelo Município nos últimos três anos.

De janeiro de 2021 a dezembro de 2023, um total de 1.401 pessoas foram identificadas na cidade, totalizando 7.292 abordagens assistenciais, com a disponibilização de serviços como o Albergue Municipal, e encaminhamentos para os seus municípios de origem.

“Nossa Administração Municipal tem atuado de forma constante em fornecer apoio para a população em situação de rua, com encaminhamentos ao Albergue Municipal, oferta de tratamento contra álcool e drogas, e auxílio para que estas pessoas consigam ser inseridas no mercado de trabalho. São ações essenciais para proporcionar dignidade a este público”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.

Mapeamento da população em situação de rua

Os dados foram divulgados durante uma reunião entre representantes de setores da Secretaria que atuam com o atendimento a pessoas em situação de rua.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, a maior parte deste público atendido vem de outros municípios.

“No mapeamento que realizamos no início de 2021, identificamos 66 pessoas em situação de rua que são de Taquara. Hoje, os aparelhos e serviços sociais do Município acompanham 88% desta população”, destaca.

Das 1.401 pessoas abordadas nos últimos três anos, a maioria é de pessoas entre 18 e 59 anos, totalizando 1.289 atendidos.

Também foram abordadas 14 crianças entre 0 e 12 anos, 33 pessoas entre 13 e 17 anos, e 65 pessoas com mais de 60 anos.

Encaminhamentos ao mercado de trabalho

Entre as medidas tomadas no atendimento às pessoas em situação de rua, está a oferta e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Atualmente, mais de 120 pessoas atendidas estão trabalhando de maneira regular.

“Desta forma, este público conseguiu superar a situação adversa, possui uma renda fixa e uma moradia. Isso demonstra que nossas equipes não medem esforços em proporcionar oportunidades para esta população”, completa o secretário.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *