• 20 de setembro de 2024 00:32

Moradores de Taquara atingidos por enchente têm direito ao saque do FGTS

ByRafaela Andrighi

jan 18, 2024

Retirada dos valores poderá ser feita até 28 de fevereiro, pelo site ou aplicativo do benefício

A população de Taquara que foi afetada pela enchente que atingiu o Município em setembro de 2023 poderá realizar o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A medida foi confirmada após o reconhecimento do Governo Federal sobre situação de emergência vivida no Município em razão do excesso de chuva na ocasião.

Os moradores terão até o dia 28 de fevereiro para fazer a retirada do benefício.

O saque favorece pessoas que vivem nos bairros Eldorado, Empresa (incluindo a região do Loteamento Olaria) e Santa Maria, e que tiveram suas casas inundadas com o excesso de chuvas há quatro meses.

“Através desta medida, muitos moradores que perderam móveis, roupas e eletrodomésticos conseguirão um importante recurso emergencial. Agradeço ao empenho da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, que se dedicou a formalizar o decreto de situação de emergência naquela ocasião, permitindo que agora a população atingida possa se recuperar”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

Pessoas contempladas

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, neste momento, serão contemplados os moradores que já estavam pré-cadastrados, por ter sido feito um mapeamento aéreo dos espaços onde ocorreu a inundação em setembro.

“Se alguém que foi atingido ficou de fora, essas pessoas devem procurar a Defesa Civil, pois faremos uma busca para avaliar se a casa foi atingida, e se está nos requisitos para habilitação. Posteriormente, conseguiremos fazer um segundo processo de saque do FGTS”, explica.

O contato, por WhatsApp, deve ser feito através do número (51) 99303-8172.

Além disso, o direito ao saque emergencial não contempla no momento as pessoas que foram atingidas pela enchente de novembro do ano passado, pois o processo de reconhecimento da situação de emergência está em análise pelo Governo Federal.

“Este benefício só foi possível porque o Município está regular com a sua Defesa Civil. Nossa situação de emergência foi homologada pelo Estado e reconhecida pela União. É sinal de que trabalhamos com competência para conseguir este reconhecimento”, ressalta o secretário.

Como sacar o FGTS

Matheus completa que o procedimento para a liberação do saque do FGTS deve ser feito de forma online, pelo aplicativo FGTS.

No momento, não é recomendada a ida presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal, em razão da alta demanda de beneficiários.

No site da Prefeitura de Taquara, é possível acessar a lista de endereços cadastrados para a liberação do saque emergencial do FGTS, bem como o guia sobre como o usuário poderá sacar o valor pelo aplicativo.

Os documentos estão disponíveis neste link: https://l1nk.dev/saquefgtstaquara.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *