• 20 de setembro de 2024 03:59

Cerimônia de entrega da nova base do Samu de Taquara será nesta quinta-feira

ByRafaela Andrighi

dez 20, 2023

Local está dentro das instalações do futuro Complexo Municipal de Saúde

Será entregue oficialmente nesta quinta-feira (21), em Taquara, a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O prédio é um anexo do Complexo Municipal de Saúde, na Avenida Sebastião Amoretti (ERS-020), no Bairro Morro do Leôncio. A cerimônia terá início às 9h.

A nova base ficará junto ao prédio do Complexo Municipal de Saúde, que continua em construção, com a entrega prevista para fevereiro de 2024.

“Para nossa Administração Municipal, será um momento de muita alegria, da concretização de um sonho, e de uma importante conquista para a população de Taquara. Estamos muito felizes com a conclusão da base do Samu, que agora ficará em um prédio da Prefeitura, permitindo mais uma economia de aluguel do nosso governo”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Estrutura do prédio

O novo endereço do Samu tem 120 metros quadrados, e conta com três dormitórios com banheiro, sala de estar e cozinha, área administrativa, depósito de medicamentos, almoxarifado e espaço de lavagem para higienização dos equipamentos.

O local também contará com um abrigo coberto e rampa de lavagem das ambulâncias.

“Com a mudança, o Município economizará R$ 3,5 mil por mês com o corte de aluguel do antigo endereço, sendo este o 13° contrato de locação descontinuado na atual Administração Municipal”, completa a prefeita.

Atualmente, a equipe do Samu de Taquara conta com 31 funcionários, sendo sete médicos, seis enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e 12 condutores de ambulância.

O serviço realiza uma média de 300 atendimentos por mês, atuando nas cidades de Taquara, Parobé, Nova Hartz e Araricá, e também transporta pacientes entre hospitais em Sapiranga, e outros municípios da região.

O Complexo Municipal de Saúde

Junto com a nova base do Samu, estará o Complexo Municipal de Saúde, que deverá ser entregue em fevereiro.

A área total do terreno tem cerca de 1,5 mil metros quadrados.

O Complexo terá serviços como o Pronto Atendimento, a Saúde da Mulher, atendimentos odontológicos e de fisioterapia, além de um Centro de Especialidades Médicas.

Além disso, o local abrigará três Estratégias de Saúde da Família, que serão referências para aproximadamente 11 mil moradores, dos bairros Centro, Cruzeiro do Sul, Morro da Cruz, Morro do Leôncio, Recreio, Sagrada Família e Santa Rosa.

A prefeita Sirlei lembra que, quando houver a conclusão definitiva do Complexo Municipal de Saúde, será encerrada uma longa espera da comunidade.

“Quando iniciamos nosso governo, era muito triste ver a antiga UPA abandonada, totalmente degradada. Não medimos esforços em elaborar um projeto e a formalizar parceria com o Governo do Estado, para transformar aquele espaço no futuro Complexo Municipal de Saúde. Já será possível entregar a base do Samu, e logo, todo o prédio estará em funcionamento, fornecendo mais serviços de saúde para a nossa população”, frisa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *