• 23 de novembro de 2024 21:15

Escritor Armando Severo, de Taquara, é diplomado pela Academia de Letras do Brasil

ByRafaela Andrighi

nov 29, 2023

Poeta foi reconhecido em cerimônia realizada em Porto Alegre no início do mês 

Neste mês de novembro, Taquara passou a ter um escritor imortalizado na Academia de Letras do Brasil (ALB).

O poeta Armando Severo, que também é servidor público da Prefeitura de Taquara, foi consagrado no dia 11 como um imortal da ALB – Seccional Rio Grande do Sul, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Armando é o primeiro taquarense a ser reconhecido pela instituição.

Empossado como acadêmico da ALB, Armando Severo passa a ocupar a cadeira 161, que pertencia ao escritor João Gilberto Noll, falecido em 2017.

“O reconhecimento ao Armando é uma grande conquista para a nossa cidade. Gratidão por dividir essa alegria conosco. Sabemos o quanto a vida o preparou e guiou até este momento de glória”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Quanto ao reconhecimento pela entidade, Armando Severo descreve que sua diplomação lhe deu uma sensação indescritível.

“Me senti acolhido dentro da minha atividade literária, que é o que eu chamo de ‘ato de cometer poemas’. Levar o nome de Taquara para a ALB é um orgulho para mim”, frisa.

Entre suas atribuições na entidade, está a disseminação e fortalecimento da literatura independente, com foco em escritores que não foram acolhidos por grandes editoras, e que publicam seus livros em modestas tiragens.

“Nosso compromisso é, através das Caravanas Literárias, promovidas pela ALB-RS, chegar aonde o leitor está, fomentando a produção local e incentivando os escritores das regiões onde aporta a caravana”, explica.

 

Trabalhos do escritor

Armando Severo já tem três livros de poesias publicados, sendo eles os seguintes títulos:  “Em tempos de reclusão” (Editora Proverbo), “Manual de Sobrevivência (caminhos e precauções para lidar com o inexorável)” (Editora Bestiário) e “Espelho” (Editora Bestiário).

Ele aponta que o reconhecimento dos escritores locais é algo extremamente importante, para fomentar a disseminação da cultura.

“Todos falamos que é imprescindível estabelecermos políticas públicas que deem suporte às diversas manifestações culturais”, enfatiza.

Entre as recentes ações literárias realizadas pelo escritor, Armando conta que tem feito visitas e palestras gratuitas nas escolas de Taquara e cidades vizinhas, falando sobre a sua carreira na literatura, lembrando também de questões como o bullying, ao qual também escreveu alguns poemas sobre o tema.

“Este é um trabalho extremamente satisfatório, que quero continuar em 2024. O retorno que recebo, tanto dos professores quanto dos alunos, é o combustível para eu continuar nesta tarefa de pulverizar a cultura. Não posso me esquecer de afirmar sempre que a poesia salva! A literatura salva”, completa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *