Comunidade quilombola fica situada no Distrito de Fazenda Fialho
A Diretoria de Cultura, juntamente com a equipe do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, instalou dois banners com fotos e textos explicativos sobre o Quilombo do Paredão, que fica situado na zona rural de Taquara, no Distrito de Fazenda Fialho.
“É uma forma de tirar da invisibilidade a história desta comunidade quilombola. Precisamos semear a tolerância, o respeito, a igualdade e a equidade para uma sociedade mais justa e fraterna”, frisa o historiador Maicon Rodrigues, responsável pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.
A área de 130 hectares conta com 55 famílias, que totalizam 300 moradores neste local histórico de resistência no interior taquarense.
De acordo com José Luis, que reside há 61 anos no quilombo, o espaço de terra foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) como terra quilombola.
A exposição poderá ser prestigiada até sexta-feira (24), quando encerrará a programação alusiva à Semana da Consciência Negra em Taquara.
O horário de visitação é das 8h às 14h, no Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, localizado na Rua Tristão Monteiro, n° 1278.
Saiba Mais.