• 20 de setembro de 2024 01:14

Programação da Semana da Consciência Negra em Taquara inicia em 18 de novembro

ByRafaela Andrighi

nov 10, 2023

Evento é promovido pela Associação Social e Cultural de Taquara (Astac), e contou com o apoio da Prefeitura

Terá início no sábado da próxima semana, dia 18 de novembro, a programação da Semana da Consciência Negra, em Taquara.
A edição deste ano é promovida pela Associação Social e Cultural de Taquara (Astac), e contou com o apoio da Prefeitura de Taquara, que repassou R$ 15 mil para a entidade, para a realização das atividades que buscam ressaltar a população negra do Município, em ações que promovem a igualdade racial e a luta antirracista.
Além da Prefeitura, o evento também conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Taquara, e do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania.
“É muito importante nossa Administração Municipal ser apoiadora de eventos que promovem a igualdade racial, como a Semana da Consciência Negra. Ficamos felizes em estarmos ao lado da Astac nesta causa essencial para a nossa sociedade. É necessário que todos nós sejamos pessoas antirracistas, para que juntos possamos combater qualquer tipo de desigualdade”, afirma a prefeita Sirlei Silveira.

Festa da Consciência Negra

No próximo sábado (18), a partir das 13h, terá início a Festa da Consciência Negra, na sede do S. E. R. Santos, no Bairro Santa Teresinha. Durante a tarde, haverá no local apresentações do Grupo de Expressão Afro Omodua, da ONG Vida Breve, e da rapper Lady Black.
Também serão realizadas atividades como pintura facial, penteados afro, hora do conto, roda de capoeira, feira de artesanato, distribuição de brindes e brinquedos infláveis para as crianças, com entrada gratuita.
Na noite do dia 18, a partir das 20h, no mesmo local, haverá shows musicais do Grupo Senzala, Pagode do Pulguinha e Boteco do Zé, além da participação da escola de samba Mocidade Independente do Jardim do Prado.
Os ingressos para os shows custam R$ 15, e podem ser adquiridos antecipadamente pelo WhatsApp (51) 99814-8002.
Durante o evento deste dia, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott também estará presente.
De acordo com o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, estão sendo produzidos materiais informativos, contando a história do Quilombo do Paredão Baixo, no interior de Taquara.
“A ideia é aproveitar os eventos e momentos de reflexão do 20 de novembro, para fortalecer a conscientização sobre o Quilombo, sua trajetória e importância”, salienta.

Rodas de conversa

Completando a programação, nos dias 21 e 23 de novembro, às 20h, será realizada duas rodas de conversa, com o tema “Equidade Racial: os desafios de ocupar espaços relevantes na sociedade”, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.
Ambos os encontros serão mediados pelo representante da Astac Cristiano de Oliveira.
No dia 21, participam da roda de conversa o advogado Mateus Pereira, a professora Jennifer Rosa, a mestranda Gabriele Alves e a professora Eduarda Máximo.
No dia 23, o encontro terá a presença do servidor público do Tribunal Regional do Trabalho, Diogo Correa, do vereador Telmo Vieira, da design de modas Catiele Gonzaga, e da educadora Mara Salomé.

Importância do evento

O presidente da Astac, Leandro Silva, ressaltou a importância das atividades da Semana da Consciência Negra, que estão sendo organizadas pela entidade pela primeira vez em 2023.
Ele lembra que, desde que a associação foi criada, há sete meses, a ideia era criar uma programação que causasse impacto na população, com a entrega de um evento que demonstrasse o tamanho da força e da garra do povo negro.
“Não podemos deixar de abordar questões como a equidade racial, tema muito importante para nós. De acordo com dados do IBGE, vivemos em um país onde 56% da sua população é negra. Mesmo assim, negros são 75% entre os mais pobres, enquanto entre os brancos, 70% estão entre os mais ricos. Esse é um debate que passou da hora de trazermos para a nossa sociedade. No momento em que essa desigualdade chega a tamanha proporção, precisamos conscientizar as pessoas de que algo não está certo. Daí a importância da organização da Semana da Consciência Negra aqui em Taquara”, frisa, agradecendo também à parceria da Prefeitura por prestar apoio à entidade.
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *