• 21 de novembro de 2024 22:38

Câmara dos Deputados cria comissão especial para prevenção de crise humanitária

ByRafaela Andrighi

out 26, 2023

Foi realizado nesta quarta-feira (25) o início dos trabalhos da Comissão Especial da Câmara dos Deputados dedicada ao estudo e análise das formas de prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais que têm assolado o território nacional.

Representando o Rio Grande do Sul, a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS) se colocou à disposição e integra o debate com a intenção de enfrentar a crise humanitária que atinge o Estado que, no mês anterior, enfrentou a maior catástrofe natural dos últimos 40 anos.

A Comissão Especial Sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades
Naturais conta com 34 parlamentares titulares e 34 suplentes, e foi estabelecida a partir de uma série de desastres naturais que têm impactado diversas regiões do país.

Um dos eventos recentes no Rio Grande do Sul foram os alagamentos no Vale do Taquari, o que acabou mobilizando o Brasil inteiro.

O papel da comissão é analisar estratégias de prevenção e ajuda às vítimas nesses cenários, buscando estabelecer uma política permanente de Estado que seja responsável e sustentável em virtude de futuras ocorrências.

A deputada federal Franciane Bayer destaca a urgência de se prevenir frente aos desastres naturais e oferecer apoio efetivo às comunidades afetadas.

“Nossa responsabilidade como legisladores é criar políticas que protejam nossas comunidades, previnam danos e auxiliem aqueles que sofrem com essas tragédias”, disse.

A parlamentar também enfatizou que é fundamental que o Brasil tenha uma abordagem pró-ativa para lidar com os desastres naturais e que isso requer a colaboração de todos os setores da sociedade.

“Juntos, podemos desenvolver estratégias de prevenção mais eficazes, garantir uma resposta rápida e eficiente quando os desastres ocorrem e, mais importante, estabelecer políticas de apoio às vítimas que sejam duradouras e eficazes”, acrescentou.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *