Grupo passa a atuar ao lado de três secretarias estaduais: Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Trabalho e Desenvolvimento Profissional
O 18º Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS viveu um momento histórico nesta quinta-feira (19/10), terceiro dia da 32ª Mercopar.
No palco 3 do Espaço Mercopar Conhecimento, o presidente do Fórum, Rafael Jacques de Oliveira, oficializou que, a partir de agora, o grupo passa a trabalhar ao lado de três secretarias estaduais: Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Trabalho e Desenvolvimento Profissional.
“Nos municípios, existe uma sinergia entre essas três secretarias, o trabalho é unificado em 95% das prefeituras gaúchas. No Estado, precisa ser separado por conta das burocracias e das demandas, e éramos um braço apenas do Desenvolvimento Econômico. Porém, pro Fórum, faz sentido ser unificado, porque é isso que faz sentido para os municípios”, explicou Rafael.
Esse movimento abriu uma tarde de trocas de experiências entre representantes de 33 municípios participantes.
As fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e a coincidência de agendas com outros eventos importantes para os municípios reduziram um pouco a participação presencial, porém, para Rafael, o resultado foi satisfatório.
“A edição que acontece na Mercopar é sempre muito importante, mas tivemos esses contratempos. Entretanto, mesmo dentro dessa realidade, estamos contentes com a quantidade de pessoas que está aqui”, complementou.
Entre os presentes, estava um dos fundadores do Fórum, Silvio Pasin. Em 2015, como secretário de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, ao lado do titular da pasta de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes, ele fundou o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico do RS.
“Qualquer movimento que gira economicamente um município passa pelo Desenvolvimento Econômico e nos sentíamos um pouco isolados de outras pastas. Como essa e outras dores são comuns a todos os secretários, o Fórum se torna um ambiente para troca de experiências. Se você não sabe como resolver um problema, pode chegar no Fórum e encontrar a solução, porque outro município já percorreu esse caminho”, ressaltou.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, na abertura do evento, destacou que é uma honra receber o Fórum na Mercopar, porque reforça a relevância que a feira tem para os municípios como impulsionadora de negócios e conexões.
“Estamos ao lado do Fórum porque reconhecemos a importância dos municípios para melhorar o ambiente empreendedor. Vocês, secretários municipais de desenvolvimento econômico, são os agentes transformadores”, acrescentou.
Durante a tarde, foram debatidos assuntos relacionados a iniciativas estaduais para o desenvolvimento, parcerias institucionais, CNPJ na Inscrição Municipal, inovação para o crescimento dos municípios e soluções para potencializar governos.
Confira os municípios participantes
Agudo
Antônio Prado
Bento Gonçalves
Brasília
Candelária
Canoas
Capão do Leão
Caxias do Sul
Curitiba
Estância Velha
Frederico Westphalen
Garibaldi
Ibirubá
Ijuí
Lajeado
Marau
Novo Hamburgo
Palmeira das Missões
Panambi
Porto Alegre
Praia Grande
Restinga Seca
Rio Grande
Santa Maria
Santa Rosa
Santiago
Santo Ângelo
São Borja
São Luiz Gonzaga
Sobradinho
Três de Maio
Três Passos
Tupanciretã
Fotos: Zé Carlos de Andrade / Divulgação – Mercopar
Mercopar
Fortalecendo a sua vocação de fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e promover conexões entre os principais atores do setor, a partir de 2023 a Mercopar passa a atuar de forma permanente durante o ano todo.
Apoiada em cinco pilares – Mercopar Negócios, Mercopar Conhecimento, Mercopar Conexões, Mercopar Soluções e Mercopar Feira -, a marca levará o leque de oportunidades desenvolvidas pelo Sebrae RS para a indústria com foco em geração de resultados.
Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023
Siga nas Redes Sociais: @mercopar
Saiba Mais.