Maiores exportadoras de produtos para o mercado islâmico, agroindústrias brasileiras deverão ser impactadas positivamente no curto prazo
As autoridades da Argélia publicaram esta semana o Certificado Sanitário Internacional (CSI) que oficializa a abertura do mercado para a carne de frango halal do Brasil – informação anunciada hoje pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária, e das Relações Exteriores, que foi comemorada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
País com 44 milhões de habitantes, a Argélia era um mercado fechado às importações de carne de frango até aqui.
Anualmente, o país produz 340 mil toneladas de carne de frango, o que estabelece um consumo per capita em torno de 7 quilos anuais.
“Vamos focar nossa estratégia na complementação à demanda local por produtos. O Brasil tem um sólido know-how nas exportações de carne de frango Halal e poderá atender as exigências deste mercado”, exalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Além de líder mundial nas exportações do setor, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango halal.
Anualmente, são cerca de 2 milhões de toneladas embarcadas, em especial, para nações do Oriente Médio, África, Ásia e mesmo para consumidores muçulmanos na Europa.
“É uma janela de oportunidade para os exportadores brasileiros e inclusive deveremos fazer uma ação de promoção na próxima semana na Argélia”, avalia o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.
Saiba Mais.