• 19 de setembro de 2024 14:46

Troca de sementes da Secretaria de Agricultura de Riozinho impulsiona a produção local

ByRafaela Andrighi

ago 28, 2023
Em um esforço para fortalecer a agricultura local e oferecer aos produtores novas opções de cultivo, a Secretaria de Agricultura de Riozinho lançou o programa de Troca de Sementes, contando com a liderança do Secretário Petry(mamuty).
O programa inovador busca diversificar as variedades de milho disponíveis para os agricultores e promover uma parceria frutífera entre o governo municipal e o setor agrícola.
O sistema adotado pelo programa é simples, mas eficaz. Em data previamente anunciado pelo Governo, com prazo de 15 dias, os agricultores têm a oportunidade de encomendar suas sementes junto à secretaria.
Esta iniciativa é realizada em colaboração com um programa estadual, ampliando o alcance e os benefícios para a cidade de Riozinho e beneficiando 176 famílias de agricultores.
Uma das principais novidades deste ano é a diversificação das variedades de milho.
Com mais de 30 tipos diferentes disponíveis, os produtores têm a possibilidade de escolher entre variedades transgênicas (pela primeira vez introduzidas), e convencionais, que sempre fizeram parte da produção local.
Anteriormente, a escolha se limitava a duas qualidades: Santa Helena e Biomatrix. Agora, graças à participação de oito empresas no programa, a variedade é ampla e enriquecedora.
O Secretário de Agricultura Petry, destacou as mudanças no sistema de troca.
“Antigamente, os agricultores simplesmente trocavam sementes”. Hoje o sistema evoluiu. No caso das sementes transgênicas, o produtor paga apenas pela transgenia, com uma parcela adiantada e outra programada para abril do próximo ano. Para as sementes convencionais, o pagamento é realizado em parcela única em abril do próximo ano. A devolução das sementes já não é mais necessária; agora, os agricultores efetuam o pagamento correspondente ao valor das sacas.”
Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *