Exposição visa promover a reflexão sobre o patrimônio cultural da cidade
O projeto referente à exposição “Memórias em tela e tinta: descobrindo invisibilidades” será apresentado aos professores de Taquara nesta segunda-feira (7).
De acordo com a prefeita Sirlei Silveira, participarão do encontro docentes das escolas públicas e particulares da cidade, que lecionam as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e História aos alunos do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental.
A reunião será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, das 13h30 às 16h.
Segundo o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, a reflexão, assim como a preservação da memória e história por meio do patrimônio cultural material e imaterial de Taquara será abordada pela educação patrimonial.
“Faremos isso através de produções imagéticas, contando com o auxílio dos professores e estudantes de toda a cidade, a fim de que possamos ter uma exposição tão rica como a de 2022. Nossa cidade é um museu a céu aberto, com muitas belezas repletas de significado”, salienta.
Conforme o historiador Maicon Rodrigues, responsável pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, estudar a história e analisar a cultura oportuniza relembrar e refletir os acontecimentos que marcaram a vida dos antepassados.
“Uma cidade que não preserva a sua história perde-se nos meandros de seu próprio passado, não alcançando novos meios de mudar seu presente e projetar seu futuro. Com o passar dos anos, muitas das memórias coletivas da sociedade vão sendo esquecidas, propositalmente ou não. No intuito de minimizar este problema, surge a necessidade da efetivação de ações concretas sobre educação patrimonial e histórica”, frisa.
Saiba Mais.