• 10 de novembro de 2024 02:03

Diretoria de Cultura realizará assembleias para a formação de associações culturais em Taquara

ByRafaela Andrighi

ago 4, 2023

Iniciativa busca estreitar os laços entre a comunidade e as entidades culturais da cidade

A Diretoria de Cultura lançou, no último dia 19, um edital de convocação para três assembleias gerais.

O objetivo é estabelecer a criação de associações de amigos ligadas às entidades culturais já existentes em Taquara, como o Coro Municipal Maestro Newton Macedo, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, e a Biblioteca Pública Professor Rodolfo Dietschi.

“Através das associações de amigos, é possível aproximar a comunidade destas três entidades culturais, que são de grande importância para o nosso Município. Além disso, a população pode contribuir de forma direta para que sejam realizadas atividades culturais, incentivando a leitura, a música e a preservação da memória de Taquara”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.

Datas das assembleias

Todos os encontros serão realizados até o final deste mês.

Nesta segunda-feira (7), será formada a assembleia para formar a Associação de Amigos do Coro Municipal Maestro Newton Macedo, às 20h, no Solar Pina, situado na Rua Dr. Edmundo Saft, 3051, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

A assembleia de formação da Associação de Amigos do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott será no dia 8, às 19h, na Biblioteca Pública, localizada na Rua Nelson Renck, 2957, no Centro de Taquara.

E, no dia 9, também na Biblioteca Pública, às 19h, acontecerá o encontro para constituir a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Professor Rodolfo Dietschi.

Como funcionam as associações de amigos

De acordo com o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, as associações de amigos são organizações com personalidade jurídica.

Portanto, podem receber doações diretas da comunidade ou de empresas, assim como concorrer às verbas estaduais e federais para a execução das atividades.

“Por mais que um Município invista recursos em projetos e eventos culturais, a nossa capacidade é limitada. Com uma associação, a cultura de Taquara ganha mais fôlego para caminhar com as próprias pernas, sem depender, exclusivamente, do Poder Público”, explica.

Além do envolvimento direto para a consolidação da Política Cultural do Município, os associados poderão, futuramente, ter algum tipo de vantagem.

Rafael conta que um exemplo pode ser para os possíveis associados à Biblioteca Municipal, que poderiam retirar livros a mais que o limite permitido atualmente.

“Os espaços culturais do Município existem para a comunidade. Sendo assim, queremos que os taquarenses se sintam participantes e pertencentes a esses lugares”, ressalta.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *