• 19 de setembro de 2024 22:02

Exposição em Taquara dá início à celebração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

ByRafaela Andrighi

ago 4, 2023

Mostra ficará disponível no horário de funcionamento da administração municipal até o dia 17 deste mês

“A viagem de Spix e Martius pelo Brasil” é o tema da exposição montada através de parceria entre a Prefeitura de Taquara e o Consulado Geral da Alemanha (RS e SC).

Os painéis colocados no saguão do Palácio Coronel Diniz Martins Rangel, sede do Executivo Municipal, indicam as primeiras ações em celebração ao Bicentenário da Imigração Alemã.

As visitações poderão ser realizadas desta quinta-feira (3) até o dia 17 deste mês, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, de segunda a quinta-feira, e das 7h30 às 13h30 nas sextas-feiras.

A iniciativa cultural ocorreu através de articulação iniciada em junho do ano passado junto ao consulado alemão.

“Agradecemos ao nosso secretário municipal de Orçamento e Finanças, Douglas Kaiser, que é mestre em Processos e Manifestações Culturais e nos auxiliou nesse processo de aproximação com os representantes do consulado. A cultura e a história, não só de Taquara, mas de toda a nossa região, tem uma ligação profunda com os alemães. Sabemos disso e consideramos interessante conhecermos nossas raízes”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

De acordo com o mestre em Processos e Manifestações Culturais, Douglas Kaiser, o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, que será comemorado em 2024, já mobiliza diferentes comunidades e instituições, inclusive o Governo do Rio Grande do Sul, que criou uma comissão específica para este fim.

“Destaca-se o importante trabalho de organização realizado pelos servidores municipais da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que se esforçaram para tornar esta iniciativa possível. É muito gratificante poder ver a comunidade aprendendo mais sobre a história e a cultura da nossa região. Diferentes etnias contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento de Taquara”, salienta.

Comemorações possuem caráter inclusivo e abrangente

Segundo o historiador Maicon Rodrigues, responsável pelo Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, a celebração ao Bicentenário da Imigração Alemã possui caráter inclusivo e abrangente, evidenciando as imigrações como um todo.

“Nos interessamos pela riqueza e a diversidade cultural existentes no Município de Taquara em todas as esferas. A busca pela identidade e o pertencimento fazem parte do trabalho de valorização da nossa história”, frisa.

Quem foram Spix e Martius

Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius foram dois naturalistas bávaros que vieram ao Brasil em 1817, representando a Real Academia de Ciências de Munique.

Em terras brasileiras, percorreram cerca de 10 mil km, sob as mais diferentes condições climáticas, que resultaram em extensas pesquisas e resultados.

Os banners da exposição foram produzidos pelo Instituto Martius-Staden, antes de serem emprestados ao Município de Taquara pelo Consulado Geral da Alemanha (RS e SC), localizado em Porto Alegre.

 

Detalhes de nova exposição serão divulgados em breve

As ações vinculadas a este fim terão sequência na noite de 15 de agosto, quando será realizada a exposição “O poder das emoções”, na Faccat, com palestras da professora e doutora em História, Andreia Rahmeier, do professor e historiador, Maicon Rodrigues, e do mestre em Processos e Manifestações Culturais, Douglas Kaiser.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *