Ação é uma adequação às normas sanitária, além de uma modernização do hospital.
O Hospital Bom Pastor de Igrejinha começa com cirurgia ortopédica traumática, usando campos cirúrgicos e aventais descartáveis para teste de implante.
As paramentações cirúrgicas consistem em campos cirúrgicos estéreis concebidos para impedir a entrada de microrganismos da equipa cirúrgica e dos doentes no campo cirúrgico, reduzindo os riscos associados a contaminação e infeção.
Os aventais e campos cirúrgicos vêm em dois tipos: tecido reutilizável e descartável. Após o uso, ele é primeiro limpo, seco, embalado e esterilizado, e o número de limpezas que recebe deve ser monitorado.
Outros são considerados descartáveis, são feitos de material SMS ou TNT, estão disponíveis comercialmente, são esterilizados e prontos para uso imediato, podendo ser usados apenas uma vez.
Antes do advento dos campos estéreis de uso único, os campos têxteis 100% algodão eram os mais usados em hospitais em todo o mundo.
Mesmo com o advento dos campos cirúrgicos de uso único, os campos cirúrgicos de pano ainda são amplamente utilizados nas instituições hospitalares brasileiras, mas devido aos extensos processos de lavagem e esterilização, a capacidade de barreira microbiana é reduzida, o que não ocorre com os campos cirúrgicos de uso único.
Além da modernização do HBP, o investimento realizado em roupas de proteção descartáveis é também a adequação das normas de vigilância higiênica.
Saiba Mais.