• 21 de novembro de 2024 23:29

Taquara realiza ações preventivas em razão de um alerta de ciclone extratropical

ByRafaela Andrighi

jul 6, 2023

Pleiteio na captação de recursos, desassoreamento de rios e arroios e limpeza de canais pluviais estão entre as medidas

Nos últimos dias, a Prefeitura de Taquara realizou uma série de ações de prevenção de danos, caso ocorra um ciclone extratropical que está previsto para esta sexta-feira (7) e sábado (8).

Em diversas frentes, os trabalhos envolvem o pedido por recursos para reparar os estragos causados pelo ciclone que atingiu o Município em junho, desassoreamento de rios e arroios, e limpeza dos canais pluviais. 

Uma das ações está sendo intermediada pela prefeita Sirlei Silveira, que está em Brasília, juntamente com a secretária de Captação de Recursos, Valentine Dall’Acqua.

Nesta quinta-feira (6), a chefe do Executivo foi até a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para acompanhar a tramitação de solicitações de verbas feitas ao Governo Federal, em razão dos efeitos do ciclone, no mês passado.

“Foi a oportunidade de conversarmos diretamente com o coordenador de Restabelecimento de Serviços Essenciais, Thiago de Souza Coelho Monico, e com o chefe de gabinete da pasta, Wesley de Almeida Felinto.

Nesta sexta-feira (7), finalizaremos os últimos detalhes para concluir as solicitações dos valores. Estamos bem confiantes de que em breve teremos boas notícias”, afirma.

O encontro foi intermediado pelo gabinete do deputado federal Alceu Moreira. 

O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, completa que o Município está acompanhando constantemente os alertas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Nos últimos dias, fizemos a desobstrução de sedimentos em cinco pontos de rios e arroios da cidade, com o auxílio de escavadeira hidráulica. Também contratamos, de forma emergencial, dois caminhões de hidrojateamento para limpeza dos canais pluviais assoreados pela inundação, além das revisões das bocas de lobo”, explica.

Matheus complementa que o evento climático deste final de semana não deve ser semelhante ao ocorrido em junho, havendo chuva constante e ventos fortes, mas com menor intensidade.

Mesmo assim, os trabalhos preventivos são nos mesmos moldes dos realizados quando Taquara foi atingida pelo ciclone extratropical no mês passado.

“Ainda nesta semana realizaremos uma reunião do Grupo de Ação Institucional (Gaci), para a organização do enfrentamento do evento climático. Caso haja um grande volume de chuva, é importante que a população se prepare separando documentos, medicamentos e produtos indispensáveis, além de reforçar telhados e estruturas”, aponta.

Em caso de emergência, a comunidade pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, com a Brigada Militar, com o Samu (se houver necessidade de atendimento médico) ou com a Defesa Civil do Município, através do telefone e WhatsApp (51) 99303-8172.

Saiba Mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *