• 12 de dezembro de 2024 10:09

Posto de coleta de sangue de Parobé promove suas primeiras captações

ByRafaela Andrighi

jun 26, 2023

Um gesto de amor com o próximo que pode salvar até quatro vidas em uma única doação.

Ocorreram na manhã do último sábado, 24, as primeiras captações de doações no Centro Municipal de Coleta de Sangue de Parobé.

O primeiro a fazer a doação foi Claudiomiro Longo, de 52 anos, que está muito feliz pela captação estar disponível agora em Parobé.

“Antes precisávamos ir até Porto Alegre, dependíamos de transporte e tempo e não conseguíamos ir tão seguido como gostaríamos. Essa foi uma grande conquista para a cidade de Parobé e para toda a região”, destacou.

Cerca de 50 pessoas participaram desta primeira coleta, do espaço que é primeiro posto fixo de coleta de sangue da cidade e da região e que foi entregue a comunidade na sexta-feira, 23, pelo prefeito Diego Picucha.

“Esse posto de coleta é um marco histórico para a cidade e para a região. A doação de sangue é um gesto simples de ser realizado e de fundamental importância para os pacientes que precisam realizar transfusão. Ficamos muito felizes de poder possibilitar que tantas pessoas ajudem ao próximo”, destaca o prefeito Picucha.

O serviço instalado em Parobé é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hemocentro do Estado.

O custo das obras de adequação do espaço localizado na UBS Integração foi de R$ 50 mil entre as obras e a aquisição de equipamentos, como as cadeiras especiais para a coleta.

Inicialmente, o local conta com três cadeiras especiais e todo equipamento necessário para coleta, freezers de armazenamento e transporte do material.

A previsão é atender mais de 100 doadores por mês.

O serviço dispõe de recepção, sala de coleta, repouso, lanche, pré-triagem e triagem.

A princípio, a coleta será efetuada a cada 15 dias. A segunda coleta deve ocorrer no dia 6 de julho.

Situado na Rua Artur Henemann, 112, no bairro Alexandria, cerca de 10 profissionais de saúde (entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos) que atuam no serviço.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do pai ou responsável), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e ir alimentado.

Podem doar sangue pessoas de qualquer cidade.

O agendamento para a coleta deve ser feito pelo telefone (51) 3543 8647, ramal 763, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *