• 22 de novembro de 2024 01:00

Rede de solidariedade ampara moradores afetados pelo ciclone extratropical em Taquara

ByRafaela Andrighi

jun 22, 2023

Diariamente, cerca de 100 voluntários atuam no amparo à população desabrigada no Município

O ciclone extratropical que atingiu a cidade de Taquara na quinta (15) e sexta-feira (16) da semana passada causou inúmeros transtornos, como alagamentos, bloqueios de estradas, e a remoção imediata de moradores atingidos pelas cheias dos rios Paranhana e dos Sinos.

Por outro lado, diante de uma situação tão atípica, os dias que se seguiram foram de uma rede de solidariedade bastante expressiva, com a chegada de inúmeras doações, e com voluntários que se revezam diariamente no acolhimento e no atendimento aos desabrigados.

No abrigo montado no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa, desde o último sábado (17), cerca de 100 voluntários atuam diariamente, servindo café da manhã, almoço, lanche e jantar, bem como na distribuição de roupas, de itens de higiene, e de cestas básicas para quem já pôde retornar às suas casas.

“Desde que iniciamos as remoções da população para que se instalassem aqui na escola, tivemos inúmeras doações recebidas, de moradores em geral, de igrejas, de entidades filantrópicas ou de empresas. Todo este trabalho foi essencial para o acolhimento de quem ficou desabrigado. Agradeço, em nome de toda a equipe de voluntários, a cada pessoa que doou o que pôde para ajudar a população de nossa cidade”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Em todos os dias, houve refeições especiais servidas aos moradores atendidos.

No domingo (18), a comunidade foi recebida com um café colonial, com produtos doados por agricultores do Município.

Nesta segunda-feira (19), uma pizzaria doou 50 pizzas para o jantar das famílias.

Ao longo dos dias, também houve um cardápio diversificado, com sopas, polentas, arroz, feijão, massa, entre outros pratos.

“Inclusive, já temos uma programação com entidades que se dispuseram a servir refeições como almoço e janta para os próximos dias. É gratificante ver tantas pessoas mobilizadas em fazer o bem ao próximo”, completa a prefeita.

Entre as pessoas que foram abrigadas na escola, está a idosa Vera da Silva Lopes, que destacou que foi bem atendida no local.

“Fomos muito bem acolhidos, inclusive pela prefeita, que veio até aqui e trouxe pipoca e chimarrão, sendo muito querida e muito humana conosco”, relata.

A moradora Cassandra Groeff lembrou da rapidez no atendimento para que ela e o irmão conseguissem ser resgatados de sua casa.

“Foi um caminhão da prefeitura para retirar a gente. E aqui estamos recebendo uma atenção muito boa. Todos os voluntários estão de parabéns”, completa.

De acordo com a Defesa Civil de Taquara, 161 pessoas ficaram desabrigadas com o ciclone extratropical, sendo que 99 delas foram para o ginásio da escola estadual.

As demais foram levadas para a ONG Vida Breve, no Bairro Santa Maria, e para o Albergue Municipal, no Bairro Santa Teresinha.

Outras 840 pessoas ficaram desalojadas, precisando se deslocar para as casas de amigos ou familiares.

Até esta quarta-feira (21), cerca de 20 famílias ainda estão abrigadas no Ciep.

As doações de alimentos e itens de higiene e limpeza podem ser feitas diretamente na Escola Willibaldo Samrsla (Ciep), na Rua Osvaldo Cruz, 225, no Bairro Empresa.

A comunidade também pode pedir à Defesa Civil para que busque os mantimentos, entrando em contato pelo WhatsApp (51) 99303-8172.

No momento, não há necessidade para a doação de roupas. 

Para quem deseja doar móveis ou eletrodomésticos, é necessário entrar em contato diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, através do e-mail assistenciasocial@taquara.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3541-9242.

Os recolhimentos serão agendados, para que as doações sejam entregues aos moradores quando puderem retornar às suas casas. 

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *