No total, foram 161 pessoas desabrigadas e 840 desalojadas no Município
A Defesa Civil de Taquara divulgou no final da noite deste domingo (18) um balanço de atualizações sobre as enchentes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Município entre quinta (15) e sexta-feira (16) passadas.
As chuvas afetaram diretamente 6.760 moradores e 1.690 unidades habitacionais. Ao todo, 161 pessoas ficaram desabrigadas, e foram instaladas na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa, na ONG Vida Breve, no Bairro Santa Maria, e no Albergue Municipal, no Bairro Santa Teresinha.
Destas pessoas, 99 delas foram abrigadas no ginásio da escola estadual. Outras 840 pessoas estão desalojadas, e foram para as casas de amigos ou familiares.
Em um período de 72 horas, foram registrados 154,94 milímetros de chuva.
“Os números do ciclone extratropical em nosso Município são impressionantes. Felizmente, não houve registros de feridos, desaparecidos e mortos, como em outras cidades. Me solidarizo com todas as vítimas daqui de Taquara e de outras regiões, e aqui, continuaremos empenhados em prestar o melhor acolhimento aos moradores afetados por este evento atípico”, salienta a prefeita Sirlei Silveira.
Doações
O Município continua recebendo doações para atender aos desabrigados. A prioridade, neste momento, está na busca por produtos de limpeza e higiene e fraldas infantis.
Os donativos podem ser entregues diretamente na Escola Willibaldo Samrsla (Ciep), na Rua Osvaldo Cruz, 225, no Bairro Empresa.
A comunidade também pode pedir para que a Defesa Civil busque os mantimentos, entrando em contato via WhatsApp: (51) 99303-8172.
Mais de 100 voluntários em atuação
Desde a quarta-feira passada (14), quando surgiram os primeiros alertas, a Prefeitura se empenhou em atender a população.
Mais de 100 voluntários atuaram com o auxílio aos moradores atingidos, entre funcionários públicos, entidades e comunidade em geral.
“Disponibilizamos o máximo de atenção ao longo deste período, com toda a frota municipal, gerenciando os abrigos com alimentação e segurança, e encaminhando com o máximo de celeridade possível os donativos para quem mais precisa”, completa o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.
Saiba Mais.