Evento Dia do Vinho discute perspectivas para o crescimento da produção orgânica e a introdução das famílias produtoras de vinho no turismo de experiência em Riozinho.
Nesta última terça-feira, dia 9 de maio, o Instituto Federal de Rolante sediou o Dia do Vinho – Viticultura e Enologia: Cenário atual e perspectivas para o município de Riozinho.
O evento, que contou com a presença de produtores, representantes do poder público e especialistas da área, teve como objetivo discutir o panorama atual da produção vitivinícola em Riozinho e as perspectivas para o futuro.
O dia começou com o credenciamento dos participantes às 8h30, seguido da apresentação do panorama da produção vitivinícola de Riozinho às 9h pelo Sr. Luciano Rischter, em nome do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Riozinho, Paulo Roberto Rischter.
Luciano Rischter apresentou dados sobre a produção e destacou a perspectiva de crescimento da produção orgânica e a introdução das famílias produtoras de vinho no turismo de experiência em Riozinho.
Em seguida, foram formados grupos de discussão entre produtores e representantes do poder público municipal, como o vice-prefeito Guilherme Wilborn e a Secretária de Desenvolvimento Econômico Carla Lindol, bem como Marcio Jungton, que representou a Secretaria da Agricultura.
Os grupos discutiram os interesses dos produtores e as dificuldades enfrentadas nos vinhedos.
Durante a tarde, o evento continuou com relatos de produtores orgânicos, que compartilharam suas experiências com a agricultura orgânica na Serra Gaúcha.
O professor Marcus Almança, do IFRS Campus Bento Gonçalves, apresentou formas de manejo de doenças no sistema orgânico de produção de uvas.
O evento ainda contou com uma última conversa, na qual a plateia apresentou questionamentos e as considerações finais foram feitas pelos professores Adriana Corrent e Jesus Borges, ambos do IFRS Campus Rolante.
O Dia do Vinho – Viticultura e Enologia em Riozinho foi uma oportunidade para os produtores e especialistas compartilharem conhecimentos e discutirem estratégias para o desenvolvimento da produção vitivinícola na região.
Com a participação de representantes do poder público, o evento reforçou a importância da parceria entre os setores público e privado para o fortalecimento da economia local.
Saiba Mais.