O município de Três Coroas realiza um importante trabalho com os idosos, através de grupo, coordenados pelo Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.
O trabalho que tecnicamente é chamado de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV atende 190 idosos, em encontros semanais, quinzenais ou mensais, com atividades como bingo, jogos de mesa, brincadeiras, atividade física adaptada para a terceira idade, dança, palestras informativas, piqueniques, saídas para festas em outros municípios e passeios.
Segundo a psicóloga Giovana Cigolini, responsável técnica pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o mesmo proporciona aos idosos um convívio social que diminui com a saída de casa dos filhos, com a chegada da aposentadoria, da viuvez.
“Nós humanos somos seres essencialmente sociais, as atividades desenvolvidas pelo SCFV desempenham um papel muito importante na prevenção da saúde mental, cognitiva e até mesmo física, à medida em que a pessoa idosa se mantém em atividade, desenvolve nova rede de relacionamentos e obtém novos conhecimentos.”
Fortalecer as relações familiares e comunitárias, valorizar a importância dos momentos de coletividade, promover a prevenção de situações de risco pessoal e à saúde através de informações especializadas, prevenir situações de adoecimento físico e mental, estimular a capacidade cognitiva dos usuários, contribuir para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo, oportunizar a integração e a troca de experiências entre os participantes, além do enriquecimento cultural, por meio do conhecimento de novos lugares e pessoas, são objetivos.
Qualquer pessoa com mais de 60 anos, residente em Três Coroas e com Cadastro Único no CRAS é convidada a participar. Os encontros ocorrem nos bairros:
Sander, segundas-feiras; Vila Nova, na 1ª e 3ª quarta-feira do mês; Figueira, na 2ª quarta-feira do mês; Rodeio Bonito, na 4ª quarta-feira do mês; Linha 28, na 2ª e 4ª quinta-feira do mês; Loteamento Encosta da Serra, na 1ª e 3ª quinta-feira do mês; e, no Centro, todas às terças-feiras, em um encontro de integração de todos os bairros, com transporte oferecido pela Prefeitura.
As atividades são desenvolvidas pela coordenadora dos grupos da terceira idade do Município Márcia Rodrigues, com o auxílio de voluntárias.
Para Erenita Rabaioli, 77 anos, que participa desde o início do projeto, é muito bom estar com os amigos.
O que mais gosta são os jogos de carta.
“Às vezes as pessoas estão sozinhas em casa e aqui é o lugar para integração, recomendo para todos da melhor idade” comenta ela.
Saiba Mais.