Golpistas cobram taxas de estabelecimentos para a realização de uma vistoria do local
Nos últimos dias, a Prefeitura de Taquara foi alertada de que pessoas estão se passando por falsos fiscais da Vigilância Sanitária do Município, cobrando de comerciantes da cidade para que façam transferências por pix para a realização de vistorias em estabelecimentos da cidade.
Por conta deste golpe, o Município informa que não faz este tipo de cobrança, e que o setor de Vigilância Sanitária não realiza ligações para nenhum proprietário.
“Estas pessoas estão extorquindo os comerciantes da nossa cidade. E infelizmente, já sabemos de casos de moradores que pagaram, acreditando que seria para um serviço realizado pela Prefeitura. É lamentável essa situação, na qual indivíduos se aproveitam da boa fé dos comerciantes para cometer crimes”, lamenta a prefeita Sirlei Silveira.
A Vigilância Sanitária também não realiza agendamentos sobre vistorias a estabelecimentos.
Os profissionais comparecem sempre devidamente identificados e uniformizados.
“As demandas são tanto programadas quanto espontâneas, e o contato ocorre tanto com a busca ativa, indo aos locais, quanto ao atendimento de demandas que chegam ao setor via protocolo”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde de Taquara, Grazieli Almeida.
Comerciantes relatam prejuízos
Um dos alertas veio através de uma comerciante, que contatou o setor de Comunicação Social da Prefeitura de Taquara na semana passada.
Ela recorda que alguém se passando por um fiscal da Vigilância Sanitária ligou no número do estabelecimento, dizendo que seria necessário pagar uma taxa de renovação de alvará sanitário.
A vítima, que pediu para não ser identificada, teve um prejuízo de mais de R$ 1 mil.
“Como estou mesmo renovando o alvará do meu estabelecimento, confiei na ligação da pessoa e fiz a transferência. Só percebi o golpe ao ligar para a Vigilância Sanitária e procurar pela pessoa que me ligou, quando o próprio setor me disse que nunca tinha trabalhado alguém com aquele nome. Já fiz um boletim de ocorrência denunciando o crime, para que mais pessoas não sejam prejudicadas como eu fui”, conta.
Como proceder ao receber estas ligações
Grazieli salienta que as taxas que envolvem serviços da Vigilância Sanitária de Taquara são emitidas pelo Centro Administrativo Municipal, e frisa que o setor está à disposição para atender a população.
“Caso alguém receba esta ligação, entre em contato conosco o mais rápido possível, antes mesmo de fazer qualquer transferência, para não ter nenhum prejuízo”, aponta.
O telefone da Vigilância Sanitária é (51) 3541-9324.
Para quem foi vítima do golpe, a prefeita Sirlei recomenda que seja feito um boletim de ocorrência, para que sejam investigados os possíveis suspeitos.
“Não podemos permitir que este tipo de situação lamentável continue acontecendo, principalmente em nome do Município de Taquara”, frisa.
Saiba Mais.