O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural – Comder esteve reunido com a Administração Municipal de Três Coroas nesta terça-feira (14), para tratar sobre a questão da estiagem e do impacto na produção primária e da pecuária do Município.
O encaminhamento de uma pauta com o Governo do Estado sobre a flexibilização do cadastramento de outorgas para a perfuração de poços e o levantamento de políticas públicas para o combate a seca, reunindo os municípios dos vales do Paranhana e Sinos, devido aos repetidos eventos de estiagens nos últimos anos.
Cabe ressaltar que a Prefeitura de Três Coroas, através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários, está realizando o abastecimento de água para as famílias do interior, tanto para o consumo humano quanto animal.
São em torno de 36 locais abastecidos através de um caminhão caçamba com uma pipa acoplada, que comporta 6 mil litros de água potável.
Em dezembro e janeiro passados foram cerca de 300 mil litros de água transportados e entregues para as famílias do interior.
Além disso, a equipe da secretaria de Agricultura já realizou a abertura de 30 pequenos reservatórios de água em propriedades de produtores rurais.
Na zona urbana ainda não está faltando água, mas a Prefeitura realiza campanha nas redes sociais para que a população se conscientize da necessidade de poupar água.
“O prefeito Alcindo de Azevedo juntamente com a Defesa Civil está avaliando os prejuízos causados pela estiagem. Após esta análise será decidido pela decretação de situação de emergência, ou não, para os próximos dias”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Três Coroas Augusto Dreher.
Saiba Mais.