Projeto conta com a participação de alunos do Ensino Fundamental da cidade
Foram conhecidos na noite desta segunda-feira (5) os representantes eleitos para a próxima gestão da Prefeitura Mirim de Taquara.
Através de uma votação com estudantes do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais, e de uma instituição particular da cidade, os escolhidos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores mirins atuarão em projetos do Município pelos próximos dois anos.
O anúncio dos vencedores ocorreu no Auditório 5 da Faccat.
A eleição foi realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, sendo a primeira na atual Administração Municipal. Participaram do pleito 21 alunos do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental, matriculados em nove escolas, sendo oito municipais e uma particular.
Ao todo, nove estudantes concorreram ao cargo de vereador, além de outras seis chapas para os cargos de prefeito e vice.
“Foi também a primeira vez em que realizamos um evento reunindo os candidatos para anunciarmos os vencedores. Além disso, a votação foi eletrônica, para que desde cedo as crianças e adolescentes já tenham conhecimento de como é o processo eleitoral de nosso país”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira
Vencedores
Com 373 votos, a prefeita mirim eleita foi a estudante Milena Gabriele da Silva, e o vice-prefeito eleito foi Kaiky Fernandes das Neves, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis, no Distrito de Fazenda Fialho.
Presente na apuração, a prefeita Sirlei Silveira parabenizou os vencedores da eleição deste ano.
“É através da Prefeitura Mirim que podemos ver crianças e adolescentes engajados por uma cidade melhor. Ao longo de décadas, são vários os casos de pessoas que iniciaram sua vida política no Município pela Prefeitura Mirim. Estou muito feliz em ver tantas pessoas interessadas em participar desta votação”, frisa.
A cerimônia de posse dos eleitos está prevista para ocorrer em março de 2023, em sessão na Câmara de Vereadores.
Carla lembra que nos próximos dois anos, os representantes mirins farão atividades mensais na Secretaria de Educação, além de atuar em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo municipais.
“A prefeita mirim e o vice-prefeito mirim realizarão alguns despachos no gabinete durante o seu mandato. No caso dos vereadores mirins, também está prevista uma sessão na Câmara, na qual poderão apresentar ideias e projetos de leis para a nossa cidade”, salienta.
Palavra dos eleitos
A prefeita eleita Milena, de 12 anos, é aluna do sétimo ano.
Foi a primeira vez em que ela se interessou em concorrer em uma eleição, mobilizando seus colegas durante a campanha.
Em seu mandato, ela pretende aprender mais sobre a política do Município.
“Gostaria de propor melhorias para as nossas escolas, tanto do interior quanto da zona urbana de Taquara, em especial, na área da tecnologia. Estou feliz e emocionada em ter sido eleita prefeita mirim”, conta.
A estudante Thaila Valandro da Silva, de 13 anos, foi uma das vereadoras mirins eleitas. Aluna do sétimo ano da Escola Cívico-Militar, ela participou do pleito com o objetivo de ampliar a presença feminina na política.
“Quando soube que teria a eleição, decidi participar porque sempre gostei de política. Quero ser parceira de projetos que promovam a união das garotas, que abordem o amor próprio e o empoderamento feminino”, destaca.
Lista dos eleitos para a Prefeitura Mirim, gestão 2023/2024
Prefeita mirim: Milena Gabriele da Silva – Emef Emílio Leichtveis – 373 votos
Vice-prefeito: Kaiky Fernandes das Neves – Emef Emílio Leichtveis
Vereadores mirins
Matheus Bueno Valladas – Emef Júlio Maurer – 343 votos
Maria Luísa de Farias – Emef Emílio Leichtveis – 316 votos
Maria Eduarda Saft Stnert – Emef João Martins Nunes – 246 votos
Vinicius Adams da Silva – Emef Alípio Alfredo Sperb – 190 votos
Thaila Valandro da Silva – Escola Cívico-Militar – 178 votos
Eduarda Thaire da Luz – Colégio Municipal Theóphilo Sauer – 157 votos
Gabriela de Quadros Oliveira – Emef Getúlio Vargas – 152 votos
Alice Machado Claudino – Emef Calisto Eolálio Letti – 110 votos
Eduarda Bratz Rodrigues – Centro Sinodal Dorothea Schäfke – 74 votos
Saiba Mais.