• 19 de setembro de 2024 21:48

Taquara apresenta os critérios para a concessão de Benefícios Eventuais

ByRafaela Andrighi

nov 8, 2022

Iniciativa concede auxílios temporários para moradores em situação de vulnerabilidade social

Moradores de Taquara em situação de vulnerabilidade social que passem por alguma necessidade imediata de atendimento podem receber os chamados Benefícios Eventuais.

A iniciativa é prevista pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas) e concedida no Município pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, que busca fornecer assistência à população que passar por alguma situação inesperada.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Maurício Souza Rosa, são três tipos de auxílios concedidos: por natalidade, em caso de morte para a população em caso de vulnerabilidade temporária.

Nesta última situação, é específica para demandas que podem ser cumulativas após avaliação de um técnico da Secretaria, como a concessão de auxílio para a alimentação, transporte ou para retirar documentação.

“Ninguém está livre de precisar se socorrer emergencialmente em momentos de necessidade. Por isso, temos um cuidado muito grande em prestar o acolhimento dos cidadãos de maneira adequada, definindo quais medidas deverão ser adotadas para auxiliar os moradores e suas famílias”, explica.


Como solicitar os auxílios

Para que os moradores tenham direito aos Benefícios Eventuais, é necessário que façam o seu cadastro junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para que a equipe técnica tenha conhecimento da situação desta pessoa e possa utilizar as ferramentas disponíveis tanto no Cras quanto no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“As famílias em vulnerabilidade serão inseridas em projetos e programas para fomentar a independência econômica deste lar, bem como colocá-los a par de todos os recursos disponíveis para promover sua autonomia.”, completa o secretário.

O Cras está localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 974, Bairro Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A prefeita Sirlei Silveira ressaltou a importância da concessão dos Benefícios Eventuais para a população em vulnerabilidade social do Município, por receberem a assistência necessária em momentos atípicos de suas vidas.

“É fundamental prestarmos o devido acolhimento aos moradores que passarem por alguma dificuldade específica. E a Secretaria de Desenvolvimento Social faz isso e dá continuidade a esta ajuda, através de capacitações, cursos ou atendimentos psicossociais, dependendo da necessidade do público atendido”, frisa.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *