• 22 de novembro de 2024 06:06

Produtores taquarenses poderão acessar recurso de cisternas

ByRafaela Andrighi

out 26, 2022

Interessados devem se inscrever na Emater até 3 de novembro

Visando ampliar as estruturas de armazenamento de água para auxiliar na sustentabilidade das famílias do meio rural e minimizar os recorrentes quadros de estiagem foi lançado, na segunda-feira (24), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o programa do governo do Estado referente ao eixo estratégico Irriga+RS/Cisternas.

Até às 12h, do dia 3 de novembro, produtores de Taquara interessados em ser beneficiários de cisternas em suas propriedades devem se inscrever no escritório municipal da Emater. 

A formalização do convênio com o Estado para a instalação de reservatórios em propriedades rurais deverá ser feita pelo Município nos próximos dias, indicando os interessados.

Cada município beneficiado terá direito a três cisternas e dentre os inscritos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário escolherá 3 titulares e 5 suplentes.

Os locais em que as cisternas serão instaladas serão validados pela equipe técnica municipal e a  Emater/RS-Ascar será a responsável pela elaboração dos projetos técnicos.

Quem pode participar?

Pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, que têm em sua atividade principal a produção leiteira, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas podem ser beneficiários das cisternas.

Os beneficiários deverão ter à disposição uma área de telhado para a captação de água das chuvas de, no mínimo, 100 metros quadrados, assim como sistemas de calhas e canos instalados, até o início da execução dos serviços, para direcionar a água até os reservatórios.

Como participar?

Os produtores interessados em ser beneficiários de uma cisterna devem se inscrever até às 12h, do dia 3 de novembro, no escritório municipal da Emater, na Rua Dezessete de Junho, 2428, nesta quinta (5) e sexta-feira (6).

Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99905-2795.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *