Conscientizar e informar sobre o Câncer de Mama: esse foi um dos objetivos da tarde de atividades promovida pelo CRAS de Igrejinha às mulheres usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na última semana.
Em alusão ao Outubro Rosa, a atividade contou com a presença da enfermeira Sinara Santos, que falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença para a realização do tratamento e informou sobre como cada mulher pode fazer o autoexame.
As ex-pacientes Giovana Kunst e Marizete Schuck também fizeram parte da programação compartilhando com o grupo suas histórias e experiências com o câncer, ressaltando a importância de buscar ajuda médica sempre que necessário.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Igrejinha, Carine Müller, destaca a importância de momentos como este.
“São pequenas ações que vão educando e estimulando as usuárias do nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a se tornarem protagonistas de suas vidas, inclusive no que se refere ao autocuidado e prevenção, como no caso do Outubro Rosa. Estamos muito contentes com o resultado”, diz Carine.
O secretário de Desenvolvimento Social de Igrejinha, Dirceu Junior (Nuno), afirma que os objetivos foram atingidos.
“Nosso maior desejo é que a prevenção ao Câncer de Mama seja um assunto discutido e lembrado além do mês de outubro, em todo o ano. Com todas as experiências contadas nessa tarde, tenho certeza de que as usuárias puderam levar muitos aprendizados para casa”, diz o secretário Nuno.
Saiba Mais.