Após a aquisição de um segundo tomógrafo de última geração, o HSFA adquiriu nos últimos dias uma bomba injetora de contraste dupla, possibilitando a realização de exames de angiotomografia.
A angiotomografia é um dos mais importantes exames para diagnóstico por imagens. Ela torna possível estudar vasos sanguíneos sem submeter o paciente a procedimentos invasivos.
O seu desenvolvimento trouxe grandes mudanças e oportunidades para várias especialidades médicas, principalmente para a cardiologia, mas não apenas para ela: há também angiotomografia cerebral, angiotomografia de tórax, angiotomografia coronariana, angiotomografia abdominal, entre outras.
O que é angiotomografia?
A união entre as técnicas da tomografia e angiografia – exame que serve para conferir o estado de veias e artérias – deu origem à angiotomografia.
Ela representa uma evolução considerável, porque não implica em procedimento invasivo.
Já a angiografia convencional é realizada através da incisão de um tubo fino (cateter) na parte do corpo a ser observada, com injeção de uma grande quantidade de contraste.
Outro progresso marcante está na técnica usada para coletar as imagens do exame.
Enquanto a angiografia tradicional usa um aparelho de raio X, que produz apenas algumas radiografias, a angiotomografia gera centenas de cortes das estruturas anatômicas, a partir de ângulos diversos.
Isso possível graças ao tubo presente nos tomógrafos modernos, que é capaz de girar 360 graus ao redor do paciente.
Para que serve?
A angiotomografia serve para investigar e identificar alterações na estrutura e no funcionamento dos vasos sanguíneos, de forma não invasiva.
Com ela, é possível diagnosticar doenças e outras condições que afetam o sistema circulatório, como obstruções de veias e artérias, ou aneurismas.
Como é feita a angiotomografia?
A angiotomografia consiste, basicamente, em uma tomografia dos vasos sanguíneos.
Para que as imagens sejam registradas com clareza, é injetado contraste no vaso sanguíneo que será examinado.
A partir daí, é possível observar, além de fatores anatômicos, como a espessura e parte interna de artérias e veias, a trajetória percorrida pelo sangue.
Após se posicionar na mesa de exame e receber o contraste, o paciente precisa ficar imóvel.
Nessa etapa, o aparelho de tomografia é ligado, e se inicia o movimento de rotação do tubo de raio X ao redor da parte do corpo examinada.
O tubo emite a radiação necessária para captar imagens dos vasos sanguíneos, em especial durante a passagem do contraste.
Em seguida, a radiação atinge os detectores do tomógrafo, produzindo sinais elétricos que são transmitidos a um computador e, em seguida, transformados em imagens.
Quanto tempo demora um exame ?
O tempo de realização do exame pode variar de acordo com a indicação médica e área do corpo examinada, assim como alterações identificadas durante o procedimento.
Em geral, a angiotomografia dura cerca de 10 minutos.
O exame é oferecido para pacientes particulares, SUS e de convênios conforme solicitação médica.
Saiba Mais.