• 22 de novembro de 2024 13:31

A história do Kerb será contada em documentário produzido em Taquara

ByRafaela Andrighi

ago 5, 2022
Taquara

Iniciativa faz parte das atividades da Semana do Folclore no Estado

A Semana do Folclore, organizada pela Comissão Gaúcha de Folclore, ocorre de 15 a 22 de agosto.

Aderindo ao evento estadual, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Taquara, a Diretoria de Cultura, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e o Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann apresentam o projeto: “Mais que comida, chopp e dança: o Kerb como parte do folclore e patrimônio imaterial da comunidade taquarense”.

Visando responder questões ligadas à história do Kerb no Município, suas características e importância à região será elaborado um documentário como parte integrante do folclore e patrimônio imaterial da comunidade taquarense.

O documentário contará com a participação da historiadora Vania Inês Ávila Priamo, do pesquisador e professor Telmo de Jesus Carlotto e do representante do grupo que iniciou a Associação de Reis do Kerb (Arekerb),  Jair Pedro Hess.

Editado em parceria da biblioteconomista Marianna Cunha, da Diretoria de Cultura, o documentário será exibido, no dia 15 de agosto, às 19h, nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Prefeitura de Taquara e do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.

“Preservar as manifestações culturais de um povo é manter viva a sua memória, pois uma sociedade que não preserva sua história, sua cultura e sua memória dificilmente conseguirá planejar o seu futuro – o patrimônio cultural imaterial quando preservado é um ativo de fundamental importância para as futuras gerações”, destaca o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues.

“Busca-se aproximar as pessoas deste patrimônio e de todos os aspectos que por ele passam como fé, religiosidade, gastronomia, música, preservação do idioma e do sentimento de alegria e agradecimento”, reitera.

Dia Municipal da Mateada

Integrando a Semana do Folclore, no dia 28 de agosto ocorre, no Parque do Trabalhador, a 1ª edição do Dia Municipal da Mateada, sendo organizada pela Diretoria de Cultura.

O Dia Municipal da Mateada é Lei Municipal sancionada pela prefeita Sirlei Silveira, após a elaboração de um Projeto de Lei feito pelos vereadores Carmem Fontoura e Júnior Eltz, aprovado pela Câmara de Vereadores.

A data foi pensada em uma reunião com representantes de entidades tradicionalistas do Município em alusão ao Dia do Folclore, comemorado mundialmente em 22 de agosto para celebrar as características culturais locais.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *