Meta de Taquara é chegar a 400 castrações até o final de 2022
“Um ano da retomada deste importante serviço municipal que é o castramóvel merece que comemoremos”, destaca a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.
Com a finalidade de controlar a população de cães e gatos que aumenta, consideravelmente, ano a ano, devido ao abandono e à reprodução descontrolada dos animais de rua ou daqueles que estão em posse de pessoas que passam por situações de vulnerabilidade social e não tem condições de proceder a castração é que o serviço está direcionado em Taquara.
Completando este mês um ano da retomada dos serviços, cerca de 300 fêmeas foram castradas no período e cerca de 250 animais aguardam a castração.
O projeto é realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal.
“Se compararmos de 2018, quando o serviço foi lançado em Taquara, até 2020, quando ele parou, foram castrados 310 cães e gatos machos, conforme os registros da secretaria. Em um ano de retomada, já conseguimos castrar 300 fêmeas, pois hoje o nosso propósito é a castração de fêmeas somente, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que relata maior efetividade no controle populacional destes animais com a castração das fêmeas”, menciona o secretário da pasta, Matheus Modler.
Desde fevereiro o Castramóvel atende de segunda a sexta-feira, em espaço junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece).
Programa Melhores Amigos
A Prefeitura de Taquara através do programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, promovido pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul, recebeu R$34 mil, destinados à castração de 200 cadelas e gatas.
A adesão ao programa ocorreu em dezembro e a intenção é aumentar a meta e atender mais fêmeas até o final de 2022.
“Deste valor recebido do Estado ainda temos 50% e estamos dobrando a meta que seriam 200 castrações. A nossa projeção agora são 400 castrações até dezembro de 2022. É muito satisfatório conseguirmos dar este resultado à população, até porque é a primeira vez que o castramóvel atende fêmeas”, salienta Matheus.
Como solicitar o serviço?
O serviço de castração pode ser solicitado pelo site da Prefeitura de Taquara, na aba “Meio Ambiente – Causa Animal – Castramóvel”, ou acessar diretamente o link bit.ly/castramovelcadastro.
O atendimento das inscrições é organizado de acordo com as condições prioritárias:
1°) Fêmeas de rua – o requisito é acolher o animal um dia antes da castração e cinco dias após a cirurgia para cuidados médicos.
O requerente deverá preencher seus dados e a descrição do animal;
2°) Fêmeas em residência com mais de 10 animais da mesma espécie;
3°) Fêmeas de rua acolhidas temporariamente;
4º) Fêmeas em famílias com renda de até dois salários – nestes três casos basta o requerente preencher os dados e informar a renda de cada componente da família, endereço e os dados dos animais.
“O animal de rua é preferência independente de quem está solicitando o serviço”, reitera o secretário Matheus.
Em caso de dúvida, a comunidade pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (51) 99303-8172.
Saiba Mais.