Evento integra a 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural
A Prefeitura de Taquara aderiu à programação da 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural que apresenta a temática “Patrimônio Cultural, Cidadania e Ética” e será realizada em todo Estado nos dias 20 e 21 de agosto.
De acordo com a Secretaria Estadual da Cultura (Seduc), serão promovidas no município atividades de reconhecimento e valorização das referências culturais regionais e ações que busquem refletir sobre os direitos e deveres com relação ao patrimônio cultural.
Em Taquara, está sendo produzido um documentário sobre o tema “Restauração da Casa Vidal e a participação cidadã na preservação de um patrimônio da cidade de Taquara-RS”, que será exibido no dia 20 de agosto, às 20h, às 19h, nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Prefeitura do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.
Conforme relata o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, o documentário trará depoimentos de cidadãos taquarenses sobre a história da Casa Vidal indo ao encontro da reflexão e preservação deste patrimônio histórico-arquitetônico de Taquara.
“Para que o documentário possa ser construído de forma significativa procuramos construir uma linha temporal explicando um pouco da história do Município, da própria Casa Vidal e da participação de agentes civis e públicos no processo de efetivação da restauração da mesma”, explica o historiador Maicon.
O evento é uma promoção da Prefeitura de Taquara, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e o Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann com apoio do Ministério Público.
Para o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra, preservar o patrimônio histórico-arquitetônico é manter viva a memória de um lugar e/ou de um povo.
“Sendo o município de Taquara detentor de um grande conjunto de prédios históricos com característica arquitetônica eclética, vê-se a importância de participar de um evento onde serão trabalhadas a reflexão e a divulgação da história que envolve o ‘bem patrimonial’, desde sua construção até o atual estágio do processo de restauração do mesmo como exemplo para que outros também possam ser preservados futuramente”, destaca.
Casa Vidal
A Casa Vidal é o patrimônio arquitetônico mais antigo de Taquara.
Foi construído na segunda metade do século XIX, em 1882, pelo Coronel Jorge Fleck, que governou Taquara como intendente, sendo edificada com tijolos unidos com pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório).
Alguns anos depois, o imóvel comercial foi adquirido pelo político de Taquara José Júlio Muller.
Tecidos e ferragens são vendidos no local, tornando-o um ponto de referência para os viajantes que chegam à cidade.
Henrique Vidal Kohlrausch foi balconista do comércio, quando possivelmente adquiriu o comércio de seu antigo proprietário o qual permaneceu até a época em que suas atividades foram encerradas, na década de 90.
A casa é conhecida como “Casa Vidal” em função da importância que este comércio representou para a cidade.
“Por esse motivo objetiva-se divulgar e refletir sobre a sua história e sua importância na construção dos conceitos de memória e pertencimento dos taquarenses”, pontua Maicon.
O prédio passa por restauro em sua edificação desde 2018. O investimento total da obra, com a primeira e segunda etapa e a etapa que compreende o Edital de Museus, abrangerá um montante aproximado de R$ 6 milhões.
Após concluída a restauração, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria.
Saiba Mais.