Evento foi alusivo ao Dia das Mães atingindo a expectativa dos feirantes
Indicando o Dia das Mães, a Expo Artesanato e Agricultura Familiar foi mais uma vez um sucesso.
Promovida no sábado (7), a feira contou com a presença da comunidade, que além de conhecer os produtos dos feirantes, pode aproveitar para comprar presentes para as mamães ou ainda ganhar mimos ou novas decorações para sua casa.
A próxima feira está marcada para acontecer junto à Praça Marechal Deodoro, no centro de Taquara, das 9h às 17h, na véspera do Dia dos Namorados, dia 11 de junho.
“Cada edição da nossa feira nos sentimos mais felizes. Percebemos a participação da comunidade e a alegria nos rostos e olhares dos artesãos, artesãs e agricultores familiares que estão conquistando um espaço, antes tão restrito. E são tantos produtos saborosos e tantas peças lindas expostas que temos orgulho de apresentar a todos a nossa feira. Parabéns aos feirantes, pois estão enchendo a nossa cidade de auto estima, amor e pertencimento”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.
Em homenagem ao dia das mães, pela manhã, houve apresentação do duo Daily Mix, dos músicos Chico Paz e Lizi Klein e também sorteio de brindes para os clientes.
O evento é organizado mensalmente pela Prefeitura de Taquara por meio do Ministério da Educação, Cultura e Esporte, coordenado pela Secretaria de Cultura e organizado pela Associação Mãos que Criam, Casa do Artesão e Agricultura Familiar com apoio do Sesc – Taquara.
O que dizem as feirantes
“As feiras representam mais da metade do percentual de vendas que consigo realizar durante um mês”, afirma a artesã Júlia Bohrer, que integra a Associação Mãos que Criam.
“Consigo levar meus produtos a pessoas que ainda não conhecem. É muito importante o apoio da gestão pública em feiras como essa, pois oferece visibilidade e espaço para artesãs que antes não teriam como expor suas obras”, salienta Júlia.
Produzindo sabonetes naturais e veganos, desodorantes naturais, séruns faciais, manteigas corporais, sacos reutilizáveis para Hortifruti e óleos essenciais puros, Júlia pretende ampliar a produção da sua marca Tudo de Banho.
“Tenho o propósito de trazer produtos de higiene sustentáveis, sem plástico e com ingredientes naturais, e por meio das feiras divulgar a toda comunidade”, observa.
Integrando a Agricultura Familiar de Taquara, a produtora Rosane de Fátima Lahm, da Produtos Coloniais da Rosane, também está contente com a realização das feiras.
“No meu ponto de vista estas ações promovidas pela prefeitura estão de parabéns e devem continuar. Acredito que as feiras estão sendo positivas para todos os feirantes e também para a comunidade que prestigia o evento, penso que deveria ser fixada duas datas por mês para a promoção das feiras”, revela Rosane que comercializa pães, cucas, bolos e biscoitos caseiros.
Comercializando pinturas de quadros, vasos de suculentas e sais de banho a artesã da Vó Benedita Ervas e Ateliê, Luana Rheinheimer, representante da Associação Mãos que Criam, destaca a importância do apoio da Prefeitura na divulgação do trabalho e visibilidade oferecida para além das redes sociais.
“É uma experiência gratificante e muito positiva voltar a ter contato com o público, pois eu amo feiras. Essa foi a minha primeira feira como artesã. Achei muito positiva, não só pra mim, mas também para as minhas colegas, conseguimos sair das redes sociais e levar para mais pessoas o nosso trabalho que é desenvolvido com muito amor. Ter esse incentivo e apoio por parte da prefeitura é muito importante, nos ajuda a divulgar o nosso trabalho, movimenta o comércio local e gera visibilidade, sendo positivo para o Município, pois muitas pessoas de cidades vizinhas acabam vindo prestigiar e conhecer”, revela Luana.
Saiba Mais.