Divididos em dois grupos, visitantes percorrerão antigas construções da área central do Município
Em abril, a história de Taquara registrada na arquitetura dos antigos casarões, comércios e palácios, está sendo contada através do Passeio Cultural Histórico Arquitetônico de Taquara.
Neste sábado (23), haverá o terceiro e último passeio deste mês, que está com vagas abertas para a participação do público.
A comunidade interessada em prestigiar deve agendar até esta sexta-feira (22) pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 434, pelo e-mail museu@taquara.rs.gov.br, ou clicando aqui.
A participação é gratuita.
Os passeios são realizados em dois diferentes roteiros, um com início às 8h e o outro, às 10h.
As rotas são feitas a pé, nos trajetos “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra”, e “Pelos Caminhos da Economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara”.
Ao todo, são visitados mais de 50 prédios históricos na área central do Município.
Recordação de memórias
Os guias culturais são alunos do curso de história da Faccat, supervisionados pela equipe do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.
Para Laureci Armando Mayca, professora de literatura que também atua como diretora de roteiro, a mudança é positiva.
“Tornou-se um momento de interação entre os participantes, suscitando lembranças, inclusive de antigas paixões. É uma oportunidade de apropriação da história do Município de Taquara através da arquitetura”, destaca.
Participante do primeiro passeio histórico, a prefeita Sirlei Silveira ressaltou a importância da realização deste trabalho.
“Temos o privilégio de viver em um Município centenário. Portanto, é essencial proporcionar para a população o conhecimento sobre a nossa história e tudo o que já foi vivido por aqui. Este é um grande evento cultural, e quem puder prestigiar, entre em contato com a equipe do Museu para confirmar a sua presença”, salienta.
O roteiro deste sábado fechará o cronograma previsto do passeio cultural, que integra as ações do aniversário de 136 anos do Município.
Segundo o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, há a possibilidade de que ocorram passeios futuros posteriormente, com as próximas datas sendo divulgadas em breve.
Saiba Mais.