Promover políticas públicas que formem, insiram e reciclem trabalhadores no mercado de trabalho.
Este é o objetivo do Centro de Formação Profissional de Parobé.
Para isso, vem promovendo o mais diversificado currículo para a comunidade desde sua criação, no ano passado.
Só em 2021, foram 200 vagas disponíveis em 5 cursos diferentes, incluindo Costura Industrial, Confecção de Moda Pet, Pão e Confeitaria, Culinária Fast Food e Confecção de Pizza.
Este ano, a Prefeitura lançou um novo curso.
Um deles, já em andamento, é um curso de instalação e manutenção de ar split.
Este curso de 40 horas, com um total de 20 alunos, inclui turnos vespertino e noturno, e visa formar profissionais do mercado de ar condicionado com conhecimentos técnicos que atendam às normas ambientais, de segurança e de qualidade.
No curso com início no dia 2, os alunos aprenderão a ajustar equipamentos de refrigeração, realizar limpeza, instalação e identificar eventuais defeitos que possam surgir no funcionamento.
Segundo o prefeito Diego Picucha, os cursos são listados e promovidos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho da cidade.
“Estes ainda são os primeiros de muitos cursos que serão implementados no município. Hoje, quem está mais preparado e capacitado, tem mais chance de conquistar uma colocação no mercado de trabalho ou até mesmo de empreender em um negócio próprio”, destaca.
O vice-prefeito e secretário da Assistência Social Alex Bora destacou ainda que algumas das vagas desses cursos têm sido destinadas a inscritos em serviços de assistência social como forma de criar novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para gerar renda.
20 pessoas se inscreveram para a próxima edição, e as inscrições já estão encerradas, é a montagem e manutenção de circuitos domésticos que começa no dia 16.
Os cursos estão sendo promovidos pela Câmara Municipal por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e o Senai.
Saiba Mais.